×SegurançaGeralViver BemCasa e DecoraçãoCucina NBModa e EstiloVeículosQuem somosEsporteSeu PetFotosViagensTecnologiaVídeos

Esportivo Sub-17 está nas oitavas de final do Estadual Juvenil; Sub-15 goleia em casa

Equipe Sub-17, do técnico Márcio Ebert, reverteu campanha desacreditada e conquistou a classificação na última rodada. Sub-15 goleou o lanterna e está muito próximo de confirmar vaga à próxima fase.

02/09/2019 03:04

De uma campanha desacreditada à uma classificação inédita à fase de mata-mata do Estadual Juvenil nos atuais moldes da competição. Foi desta forma que o Esportivo Sub-17 conquistou o maior feito das categorias de base do clube nos últimos anos, avançando às oitavas de final do campeonato. 

Além da equipe Sub-17, a categoria sub-15 também fez bonito e goleou o Santa Cruz por 6 a 0, se aproximando de garantir uma das vagas à próxima fase do Estadual Sub-15. A rodada dupla de jogos da base do Alviazul de Bento Gonçalves ocorreu na tarde deste domingo, dia 1º, no Estádio Aristides Bertuol, no Distrito de São Valentim.

A equipe comandada por Márcio Ebert protagonizou um momento histórico para a categoria de base do Esportivo. Depois de muitos anos, o clube conquistou a classificação aos mata-matas do Estadual Juvenil, sendo a primeira vez que o Esportivo avança da segunda fase nos atuais moldes da competição. Com a vitória em casa sobre o Estância Velha por 1 a 0 e a derrota do Oriente na última rodada, a equipe Sub-17 alviazul garantiu a vice-liderança do grupo, avançando de fase no estadual.

Até a quarta rodada, o Esportivo somava somente dois pontos na tabela de classificação. Com duas vitórias sobre adversários diretos, a equipe de Márcio Ebert chegou aos 8 pontos conquistados e garantiu a classificação na rodada derradeira da segunda fase do Estadual Juvenil, em partida decisiva contra o Estância Velha, marcada por confusões dentro de campo.

O Esportivo começou pressionando o adversário no campo de ataque, controlando as ações do jogo nos primeiros minutos. Através das boas jogadas individuais de Emerson, destaque da equipe no campeonato, o Esportivo chegou forte ao ataque em busca do gol. Em uma das oportunidades, Emerson fitou a marcação, puxou para o meio e finalizou a bola no travessão. 

Pouco depois, em bela bola enfiada de Emerson por entre os zagueiros, Gomes ganhou na velocidade e finalizou forte para balançar as redes e abrir o placar, 1 a 0. O Estância Velha respondeu com finalização de longa distância, com Bruno realizando boa defesa. Nos minutos finais da etapa inicial, Emerson, de cabeça, quase fez o segundo, porém o desvio foi por cima do gol. 


Na etapa final, a bola pouco rolou, visto que o jogo sofreu inúmeras paradas pelas fortes divididas e por confusões dentro de campo. Nos primeiros minutos, em cruzamento para a área, a bola surpreendeu o goleiro ao ir direto à meta, porém parou na trave. Em uma das confusões, um atleta de cada lado foi expulso de campo. Pouco depois, em entrada forte, mais um jogador do Estância Velha deixou o campo mais cedo. Nos minutos finais, os visitantes tiveram boas chances de gol, porém a defesa alviazul impediu o gol de empate, garantindo a vitória por 1 a 0 e a classificação às oitavas de final.

Na fase de mata-mata, a equipe do Esportivo vai enfrentar a APAFUT, de Flores da Cunha, que terminou a segunda fase na liderança do grupo 11 com 13 pontos conquistados. No entanto, o adversário poderá ser outro devido aos julgamentos no Tribunal Superior Desportivo (TJD) de clubes que perderam pontos na competição. A equipe alviazul decide o confronto de oitavas de final longe de seus domínios. As datas dos confrontos serão divulgadas em breve pela Federação Gaúcha de Futebol (FGF).

6ª rodada:

Internacional 4 x 0 Oriente

Esportivo 1 x 0 Estância Velha

Classificação:

1º Internacional: 15

2º Esportivo: 8

3º Oriente: 7

4º Estância Velha: 4

ESPORTIVO SUB-15

A categoria Sub-15 protagonizou a sua melhor atuação em 2019. Os comandados pelo técnico Emerson Bohm aplicaram um placar elástico no lanterna Santa Cruz pelo placar de 6 a 0, abrindo uma expressiva vantagem em relação às equipes fora da zona de classificação do grupo. A equipe depende apenas de um empate nos últimos três jogos para garantir a classificação à próxima fase. 

Os visitantes não tiveram vez dentro de campo. O Esportivo controlou as ações do confronto do início ao fim, sendo efetivo no setor ofensivo para a construção do placar. Na etapa inicial, aproveitando o rebote do goleiro adversário, Henrique Ranzan abriu o marcador para o Alviazul de Bento, 1 a 0. 

Na etapa derradeira, logo nos primeiros minutos, Gustavo, de pênalti, ampliou a vantagem para os donos da casa. Permanecendo de forma intensa no setor ofensivo, o Esportivo aumentou o placar. Em cruzamento para a área, a bola passou pela defesa do Santa Cruz, sobrando com Gustavo, na pequena área, para desviar e marcar o terceiro. Em mais uma chegada fulminante ao ataque, Paludo cruzou, a bola novamente passou por toda a extensão da área e sobrou com Augusto, livre, para balançar as redes, 4 a 0. 


Na entrada de Lorran dentro de campo, o Esportivo se mostrou ainda mais ofensivo dentro de campo. Em jogada individual de Lorran, o atacante deixou para trás os defensores do Santa Cruz e tocou para a chegada de Marco Antônio finalizar e ampliar a vantagem. Nos minutos finais, em mais uma bela jogada de Lorran, Marco Antônio, no segundo poste, chutou com precisão, no ângulo, para marcar o sexto e decretar a vitória por 6 a 0.

Com o resultado, o Esportivo chegou aos nove pontos na segunda fase, cinco a mais que o Igrejinha, primeiro colocado fora do G4 da chave. Na próxima rodada, a equipe sub-15 visita o Estância Velha, no domingo, dia 8, no Estádio das Acácias, em Estância Velha. 

7ª rodada:

Esportivo 6 x 0 Santa Cruz

Igrejinha 0 x 1 Estância Velha

Internacional x São José - adiado

Classificação:

1º Internacional: 18

2º São José: 15

3º Estância Velha: 10

4º Esportivo: 9

5º Igrejinha: 4

6º Santa Cruz: 3

Fotos: Kévin Sganzerla - Fonte: Notícias de Bento