×SegurançaGeralViver BemCasa e DecoraçãoComer e BeberModa e EstiloVeículosQuem somosEsporteSeu PetRegiãoViagensTecnologiaCulturaVídeosEmpresas e EntidadesBairros

Esportivo tem retrospecto positivo diante do São José nas últimas décadas

Nas últimas duas décadas, as equipes se enfrentaram em 26 ocasiões, somando Campeonatos Gaúchos e competições do segundo semestre.

22/01/2020 03:32

Logo em seu retorno à elite do futebol gaúcho, o Clube Esportivo terá pela frente um oponente em alta no futebol gaúcho e nacional, e que disputa a Série C do Campeonato Brasileiro. No entanto, o retrospecto do confronto entre as equipes nas últimas duas décadas pende para o lado alviazul. 

Confira as informações da estreia do Esportivo no Gauchão

Nas últimas duas décadas, Esportivo e Zequinha se enfrentaram em 26 ocasiões, somando edições do Campeonato Gaúcho e competições do segundo semestre. A equipe de Bento Gonçalves conquistou 14 vitórias, enquanto que o time porto-alegrense venceu apenas oito confrontos. Somente quatro jogos terminaram empatados. 

Nos últimos cinco confrontos entre as equipes, somando todas as competições, o Esportivo levou a melhor em três ocasiões, enquanto que o São José conquistou duas vitórias. A última vez em que as equipes se encontraram dentro de campo foi pelo jogo de volta das quartas de final da Copa Fernandão, em Bento Gonçalves. Na ocasião, o Esportivo venceu por 2 a 1, no entanto o São José avançou de fase pelo gol fora de casa, uma vez que havia vencido em seus domínios por 1 a 0. 

Últimos cinco confrontos entre Esportivo x São José:

Esportivo 1 x 2 São José - Gauchão 2010

São José 0 x 2 Esportivo - Gauchão 2013

Esportivo 1 x 0 São José - Gauchão 2014

São José 1 x 0 Esportivo - Copa Fernandão 2014

Esportivo 2 x 1 São José - Copa Fernandão 2014

Foto: Fabiano Martins/Arquivo 2014

Conheça o adversário do Esportivo na estreia:

O São José vem de uma temporada destacável na história do clube. No Campeonato Gaúcho, a equipe porto-alegrense, na ocasião comandada pelo treinador Rafael Jaques, terminou a primeira fase na 6ª colocação e caiu nas quartas de final para o São Luiz. Na Série C, o Zequinha se classificou à fase de mata-matas na 3ª colocação do grupo B. Nas quartas de final, valendo o acesso à Série B, o São José foi superado pelo Sampaio Corrêa-MA.

Com a saída de Rafael Jaques, a direção apostou em um velho conhecido do futebol gaúcho: Leocir Dall’Astra. O clube manteve a base de 2019, com o acréscimo de jogadores experientes, como o meia Diguinho, ex-Fluminense e Vasco da Gama. 

O clube realizou cinco testes durante a pré-temporada. Dentre os amistosos, o Zequinha empatou em 2 a 2 com o Brasil, em Pelotas, e foi superado pelo Internacional por 3 a 1, no CT Parque Gigante. 

Para enfrentar o Esportivo, o técnico deverá colocar em campo Fábio; Márcio Lima, Rafael Goiano, Marcão e Marcelo; Tiago Pedra, Diguinho e Rafael Tavares; Matheuzinho, Saldanha e Luiz Eduardo.

Confira a análise do setorista do São José, Jhow Tedeschi:

A pré-temporada deu claros indícios de que a filosofia de jogo deve seguir a mesma, com um time que gosta de ter a bola e tenta constantemente agredir o adversário. O elenco perdeu alguns jogadores importantes, como o volante Machado, devolvido ao Grêmio, o lateral-esquerdo Dudu Mandai, que foi para o Remo, e o zagueiro Lucão, transferido para o futebol mexicano. As reposições foram pontuais, com a contratação de apenas quatro jogadores: o zagueiro Marcão, o lateral-esquerdo Roger, o meia Alexandre e o atacante Saldanha - e a manutenção de quase todo o elenco da Série C. Aliás, a saída de Machado abre espaço para a titularidade definitiva do experiente Diguinho, ex-Fluminense e Vasco da Gama, que deve ser um dos pilares do time, ao lado do atacante Matheuzinho e do goleiro Fábio. O discurso da direção do Zeca é de permanência na elite do futebol gaúcho, mas o time tem condições para muito mais, com a perspectiva de pelo menos mais um título de Campeão do Interior”.

Serviço de jogo

São José x Esportivo – 1ª rodada do Campeonato Gaúcho 2020

Data e horário: 23/01 (quinta-feira) – 20h

Local: Estádio Francisco Noveletto, Porto Alegre

Arbitragem: Árbitro – Eder Zanella; Auxiliares – Michael Stanislau e Maíra Mastella Moreira

1ª rodada:

Ypiranga x São Luiz

Pelotas x Novo Hamburgo

Juventude x Internacional

São José x Esportivo

Aimoré x Brasil de Pelotas

Grêmio x Caxias

Fotos: Eduardo Torres/E.C São José / Kévin Sganzerla/NB - Fonte: Notícias de Bento