×SegurançaGeralViver BemCasa e DecoraçãoComer e BeberModa e EstiloVeículosQuem somosEsporteSeu PetRegiãoViagensTecnologiaVídeosEmpresas e EntidadesBairrosCulturaVariedadesEleiçõesBrasil

Esportivo vai aguardar novo decreto estadual para definir o retorno aos treinamentos

Apesar de estar descartada a retomada do Gauchão em maio, clubes que possuem o aval de seus municípios poderão voltar às atividades. Decreto do governo estadual será divulgado na sexta-feira.

06/05/2020 05:50

O retorno do Gauchão segue indefinido. Em reunião realizada na tarde desta quarta-feira, dia 06, o presidente da Federação Gaúcha de Futebol (FGF), Luciano Hocsman, e os representantes dos 12 clubes da competição decidiram por aguardar o novo decreto estadual para definir as medidas e demais ações para a retomada do campeonato. O Esportivo, portanto, deverá retornar aos trabalhos somente após a divulgação do decreto, nesta sexta-feira, dia 08, por parte do governo do Estado. 

Na reunião, a entidade atualizou os dirigentes dos clubes sobre as conversas com o governador Eduardo Leite e os protocolos a serem seguidos na retomada do estadual. Uma das poucas certezas é de que retorno do Gauchão para o mês de maio está descartado.

A prefeitura de Bento Gonçalves abriu uma exceção para que clubes profissionais, que contam com departamento médico, possam retornar aos treinamentos. As demais atividades coletivas estão proibidas. “Já temos algumas definições e, uma delas, é que o clube que tiver condições conforme o seu município, em termos de decreto e legalidade, poderá voltar aos treinos respeitando o decreto municipal”, explica o presidente do Esportivo, Laudir Piccoli. 

Apesar de ter o aval do poder público municipal, o presidente do Esportivo salienta que vai aguardar o decreto estadual para definir a retomada. “Para conseguir maiores definições vamos ter que esperar pela autoridade competente, que é o nosso governador, para os clubes e a FGF se adaptarem da melhor forma possível, sempre cuidando e analisando o cuidado à vida, à integridade da nossa equipe, jogadores e funcionários”, ressalta. 

De acordo com o mandatário, o clube está preparado internamente para voltar aos treinamentos, obedecendo as restrições e recomendações presentes no decreto municipal. “O Esportivo pode voltar a treinar a qualquer momento para estar sempre preparado para o retorno do campeonato", salienta.

O protocolo apresentado pela FGF prevê a garantia de 50 testes para o coronavírus para todos os clubes do interior. Além disso, a retomada será com portões fechados e com um limite de pessoas no dia dos confrontos. O desejo da federação é terminar o Gauchão dentro das quatro linhas, no entanto ainda não há nenhuma previsão para quando será o retorno da competição. 

O Campeonato Gaúcho foi paralisado na 3ª rodada do segundo turno. O Clube Esportivo ocupa a 3ª colocação no grupo B, com seis pontos, e possui a quarta melhor campanha na classificação geral.  O alviazul ainda deve enfrentar o Ypiranga, em Erechim, o Internacional, em Bento, e o Juventude, em Caxias do Sul.

Fotos: Kévin Sganzerla - Fonte: NB Notícias