×SegurançaGeralViver BemCasa e DecoraçãoComer e BeberModa e EstiloVeículosQuem somosEsporteSeu PetFotosViagensTecnologiaVídeosEmpresas e EntidadesBairrosCultura

Esportivo vai conhecer confrontos do Gauchão 2020 nesta quinta

Congresso Técnico do Campeonato Gaúcho ocorre nesta quinta-feira, dia 07, na sede da Federação Gaúcha de Futebol

06/11/2019 11:27

O Campeonato Gaúcho de Futebol de 2020 terá uma nova fórmula de disputa, que será divulgada oficialmente nesta quinta-feira, dia 07, quando ocorre o Congresso Técnico da competição, na sede da Federação Gaúcha de Futebol (FGF). Com a divisão das 12 equipes em dois grupos, o Esportivo vai conhecer os adversários de sua chave e a tabela de jogos no campeonato estadual.

O atual presidente da FGF, Francisco Noveletto, já adiantou algumas mudanças que a competição terá para a próxima temporada. A principal delas é a divisão das equipes participantes em duas chaves. 

No primeiro turno, as equipes do grupo A enfrentam as do grupo B, avançando os dois primeiros colocados de cada chave à semifinal, que será disputada em partida única, assim como a final do turno. No returno, os clubes se enfrentam dentro de seus próprios grupos, novamente passando de fase os dois primeiros colocados para a semifinal, que também será decidida em partida única, bem como a final.

Os campeões do primeiro e segundo turno se enfrentam em partida de ida e volta para decidir o título do Campeonato Gaúcho. Caso a mesma equipe conquiste ambos os turnos, ela será campeã da competição automaticamente. Quanto ao rebaixamento, Noveletto não revelou detalhes, no entanto a expectativa é que sejam rebaixados os dois últimos colocados da classificação geral do campeonato.

O Campeonato Gaúcho vai reservar uma vaga para a Série D do Campeonato Brasileiro ao melhor time do interior. As datas de início e final da competição serão debatidas no Congresso Técnico.

O retorno do Clássico da Polenta

Com a volta do Esportivo à elite do futebol gaúcho em 2019, o Campeonato Gaúcho terá o retorno do Clássico da Polenta, realizado pela rivalidade entre o Alviazul de Bento Gonçalves e o Caxias. A última vez que as equipes se enfrentaram foi em 2016, pela Divisão de Acesso. 

Além do Esportivo e da equipe Grená, também disputam o campeonato o Grêmio, atual campeão, Internacional, Juventude, São Luiz, São José, Novo Hamburgo, Aimoré, Brasil de Pelotas, Pelotas e o Ypiranga, atual campeão da Divisão de Acesso.  

Fotos: Kévin Sganzerla - Fonte: Notícias de Bento