×SegurançaGeralViver BemCasa e DecoraçãoComer e BeberModa e EstiloVeículosQuem somosEsporteSeu PetFotosViagensTecnologiaCulturaVídeosEmpresas e EntidadesBairros

Farrapos finaliza temporada de Rugby XV entre as quatro melhores equipes do país

Além da expressiva campanha no Brasileiro de Rugby, a equipe alviverde alcançou a marca de 10 anos de hegemonia no RS com o Decacampeonato Gaúcho.

28/11/2019 12:34

O rugby gaúcho segue sob o domínio da hegemonia Farrapos Rugby Clube que, em 2019, atingiu a marca de 10 anos de invencibilidade na competição estadual. No Brasileiro de Rugby – o Super 13 de 2019 – o Farrapos mais uma vez bateu na trave, desta vez sendo eliminado na semifinal. Apesar disso, a equipe alviverde se manteve entre as quatro melhores equipes do país pelo quarto ano consecutivo, fato que provou mais uma vez a força e o poderio da equipe bento-gonçalvense, única fora do Estado de São Paulo a chegar entre os quatro melhores clubes no ano.

O Farrapos encerrou a temporada de Rugby XV com números significativamente positivos. Em 15 jogos disputados, somando Campeonato Gaúcho e o Super 13, a equipe alviverde conquistou 14 vitórias e sofreu somente um revés, justamente para a Politécnica-SP, na semifinal da competição nacional, mesma equipe que, em 2018, superou o Farrapos na final do campeonato. Assim como em anos anteriores, o poderio defensivo alviverde se destacou. Em toda a temporada, o Farrapos sofreu 125 pontos, possuindo uma média de 8,3 pontos sofridos por jogo. 

No Campeonato Gaúcho, os bento-gonçalvenses conquistaram o seu 10º título consecutivo sem grandes dificuldades. Na decisão, o Farrapos superou o Serra Gaúcha por 29 a 8, erguendo, através do capitão Jonatan “Teco” Gobatto, que participou de todas as conquistas, a décima taça da competição estadual. A equipe bento-gonçalvense completou, em 2019, 10 anos sem sofrer derrotas contra equipes gaúchas. O último revés ocorreu em 2009, contra o San Diego, de Porto Alegre. 


No Brasileiro de Rugby, o Farrapos chegou até a semifinal como a única equipe com 100% de aproveitamento. Nas quartas de final, em confronto eletrizante diante do Jacareí-SP, os alviverdes derrotaram os paulistas pelo placar de 20 a 16, no Estádio da Montanha, conquistando a vaga entre as quatro melhores equipes do país, sendo o único time fora de São Paulo a chegar à semifinal. 

Na decisão valendo vaga à final, o Farrapos visitou a Poli-SP, campeã brasileira de 2019. Em mais uma partida emocionante e marcada por reviravoltas no placar, os paulistas levaram a melhor nos minutos finais, vencendo por 18 a 14. Na final, o São José-SP sagrou-se campeão ao superar a Poli-SP pelo placar de 29 a 19. 

Foto: Lucas Sakai

“Por mais que não conseguimos o título, é importante sempre estar lutando lá em cima”, diz Javier Cardozo

O único título que falta para completar a sala de troféus do Farrapos é o Campeonato Brasileiro de Rugby. A equipe alviverde já chegou à decisão em suas ocasiões, mas não conseguiu ficar com o título máximo do rugby nacional. 

Na semifinal, apesar de protagonizar um grande embate físico diante da forte equipe da Poli-SP, os erros, sobretudo quanto ao excesso de penais, custaram a classificação. “Acredito que faltou um pouco mais de tranquilidade no jogo. Ficamos ansiosos demais no início e cometemos muitos erros. Esses são jogos que quem comete menos erros com certeza ganha. Tivemos durante o jogo alguns erros importantes por conta da ansiedade e no final do jogo mais alguns, mas mesmo assim conseguimos ficar no jogo e conseguimos até virar perto do final, mas acho que a questão da ansiedade terminou jogando contra nós”, ressaltou o técnico do Farrapos, Javier Cardozo.

Apesar da eliminação, o comandante alviverde se mostrou orgulhoso com a campanha protagonizada pelo clube em mais um Campeonato Brasileiro. “Tivemos um aproveitamento muito bom, jogamos contra alguns times duros e conseguimos ganhar de quase todos eles, e acredito que é positivo obviamente, por mais que não conseguimos o título, é importante sempre estar lutando lá em cima”, ressaltou. 


Farrapos em busca do nono título gaúcho de Sevens

Finalizada a temporada de Rugby XV, o Farrapos agora entra em campo com o Rugby Sevens, modalidade olímpica do esporte, para a disputa do Seven Binacional de Rivera, que ocorre neste final de semana, e do Circuito Gaúcho de Rugby 7s de 2019. Assim como no rugby XV, a equipe alviverde almeja manter a hegemonia no Estado em busca do seu Eneacampeonato Gaúcho. 

A competição estadual deverá ocorrer no dia 7 de dezembro, no Estádio da Montanha, em Bento Gonçalves. As equipes participantes serão divulgadas em breve pela Federação Gaúcha de Rugby (FGR).

Clube é penalizado com perda de dois mandos de campo e multa em caso de injúria racial

O Tribunal de Justiça Desportiva (TJD) do Rugby penalizou o Farrapos devido ao comportamento de torcedores no caso de atos discriminatórios de cunho racista contra um dos atletas do Jacareí nas quartas de final do Campeonato Brasileiro de Rugby. A pena imposta ao clube foi de dois mandos de campo, que deverão ser cumpridos na edição de 2020 da competição nacional, e multa de 50% do valor da inscrição do campeonato. 

Fotos: Kévin Sganzerla - Fonte: Notícias de Bento