×SegurançaGeralViver BemCasa e DecoraçãoComer e BeberModa e EstiloVeículosQuem somosEsporteSeu PetRegiãoViagensTecnologiaVídeosEmpresas e EntidadesBairrosCultura

FGF apresenta plano de retomada do Gauchão com definição de datas e sedes

Com número de sedes reduzido, Gauchão contará com jogos em Bento Gonçalves, Porto Alegre, Novo Hamburgo, São Leopoldo e Caxias do Sul. Reinício da competição está previsto para o dia 19 de julho.

18/06/2020 06:43

A Federação Gaúcha de Futebol (FGF) apresentou nesta quinta-feira, dia 18, ao governo do Estado, o protocolo para a retomada do Campeonato Gaúcho. Dentre as principais definições, o reinício da competição estadual está previsto para o dia 19 de julho, e os confrontos das últimas três rodadas da fase classificatória do segundo turno do campeonato serão realizados em um número reduzido de sedes, sendo uma delas em Bento Gonçalves.  Partidas vão ocorrer sem a presença dos torcedores.

O plano para a retomada da competição estadual foi entregue pelo presidente da entidade, Luciano Hocsman, aos secretários de Esporte, Francisco Vargas, e do Gabinete de Crise, Cláudio Gastal, que terão a responsabilidade de analisar o protocolo. Devido à classificação de bandeira vermelha à região da Serra Gaúcha por parte do modelo de distanciamento controlado do Estado, o adiamento do reinício do Gauchão não é descartado.

Confira o protocolo na íntegra: PROTOCOLO DE RETORNO DO GAUCHÃO 2020

As últimas três rodadas da fase classificatória da Taça Francisco Noveletto Neto, bem como os jogos da fase de mata-matas, vão ocorrer nas cidades de Porto Alegre, São Leopoldo, Novo Hamburgo, Caxias do Sul e Bento Gonçalves, com exceção do clássico entre Pelotas e Brasil de Pelotas, que será realizado na cidade de Pelotas. 

A FGF estipulou as datas de 19, 22 e 26 de julho para o término da fase classificatória do segundo turno. A semifinal deverá ocorrer no dia 29, enquanto que a final está prevista para o dia 2 de agosto. O vencedor da Taça Francisco Noveletto Neto vai enfrentar o Caxias, campeão do primeiro turno, na final do Gauchão. Os confrontos decisivos valendo o título estão marcados para os dias 5 e 9 de agosto.

O Estádio Montanha dos Vinhedos vai receber dois jogos. Além do confronto entre Esportivo e Internacional, pela penúltima rodada, a cidade será palco do confronto entre Ypiranga e Caxias, válido pela última rodada do returno. A equipe alviazul vai enfrentar o Ypiranga, que possui o mando de campo, no Estádio Centenário, em Caxias. Já o confronto diante do Juventude segue marcado no Alfredo Jaconi. 

Itens presentes no protocolo de retomada do Gauchão:

O plano para o retorno do Campeonato Gaúcho prevê uma série de restrições. Os confrontos não terão a presença da torcida. As delegações das equipes serão limitadas em 31 profissionais. Na área de jogo serão permitidas apenas 25 pessoas, enquanto que nas áreas administrativas dos estádios só poderão ter 25 funcionários trabalhando. 

Todos os atletas, membros da comissão técnica e demais profissionais dos clubes serão submetidos a testes para Covid-19 (método PCR) duas vezes durante a fase de treinamento. Serão disponibilizados, no total, 100 testes para cada clube. Assim que testados, os atletas deverão se encontrar em regime de concentração para as três rodadas da fase classificatória. Os profissionais envolvidos na operação de jogo, como maqueiros, gandulas, profissionais da imprensa, serão submetidos ao mesmo processo de testagem. 

Jogos do Esportivo:

4ª rodada — Domingo, 19/07

Ypiranga x Esportivo — Centenário, Caxias do Sul

5ª rodada — Quarta-feira, 22/07

Esportivo x Inter — Montanha dos Vinhedos

6ª rodada — Domingo, 26/07

Juventude x Esportivo — Alfredo Jaconi, Caxias do Sul

Fotos: Kévin Sganzerla - Fonte: NB Notícias