×SegurançaGeralViver BemCasa e DecoraçãoComer e BeberModa e EstiloVeículosQuem somosEsporteSeu PetRegiãoViagensTecnologiaVídeosEmpresas e EntidadesBairrosCulturaVariedadesEleiçõesBrasil

GAUCHÃO 2020: Esportivo enfrenta o Inter querendo fazer história

Confronto válido pela semifinal da Taça Francisco Noveletto (2º turno) será realizado no Estádio Beira-Rio. Depois de alcançar os objetivos da temporada, equipe alviazul almeja surpreender novamente na competição estadual.

01/08/2020 09:29

A temporada 2020 está sendo especial para o Esportivo. Com uma campanha surpreendente, o alviazul finalizou a fase classificatória com a quarta melhor campanha, garantindo o título do Interior e as vagas às competições nacionais – Série e Copa do Brasil de 2021. Mas o clube não quer parar por aí. Classificado à semifinal da Taça Francisco Noveletto, o Esportivo enfrenta o Internacional, neste sábado, 02 de agosto, às 16h, no Beira-Rio, almejando fazer história e alcançar a vaga à decisão do segundo turno. 

O Esportivo encerrou a primeira fase da Taça Francisco Noveletto na vice-liderança do grupo B, com 11 pontos conquistados. A classificação veio após uma histórica vitória sobre o Juventude por 3 a 2 em pleno Alfredo Jaconi, onde o alviazul não vencia desde 1979. O resultado não só garantiu o time de Bento na semifinal como também deu o título de Campeão do Interior ao clube após 33 anos. Com a quarta melhor campanha, o Esportivo conquistou cinco vitórias, quatro empates e sofreu apenas duas derrotas, somando 19 pontos na competição estadual. 

A equipe do Internacional tem a melhor campanha do Gauchão, com sete vitórias, três empates e uma única derrota. No segundo turno, o time do técnico Eduardo Coudet terminou a fase classificatória na liderança, com 11 pontos conquistados. 

O vencedor da semifinal entre Esportivo e Inter vai encarar o Grêmio ou o Novo Hamburgo na decisão. O campeão do segundo turno vai disputar a final do Gauchão 2020 contra o Caxias, que foi campeão da Taça Ewaldo Poeta (1º turno), quando derrotou o Grêmio por 1 a 0. 


Histórico do confronto: Esportivo busca quarta vitória no Beira-Rio

Internacional e Esportivo não se enfrentam no Estádio Beira-Rio desde 2002. No histórico da partida, as equipes se enfrentaram em 90 ocasiões, com seis vitórias do alviazul, 28 empates e 56 triunfos do time da capital. Para avançar à final, o clube bento-gonçalvense terá que quebrar um tabu de 37 anos sem vencer do Inter. 

As últimas vitórias do Esportivo, tanto dentro de casa como no Beira-Rio, ocorreram na temporada 1983. Nos domínios do Inter, o Esportivo conquistou somente três vitórias: em 1973 - sob o comando do técnico Ênio Andrade - quando foi o primeiro clube do interior a vencer o colorado no Beira-Rio, em 1977 e em 1983 - ambos com Chiquinho como treinador. 

Desde 2013 o Esportivo não disputa uma semifinal de turno. Naquela ocasião, o alviazul enfrentou também o Internacional, na semifinal da Taça Piratini. Em confronto realizado no Estádio Centenário, a equipe colorada levou a melhor pelo placar de 2 a 0, com gols de Diego Forlán. 

No segundo turno do Gauchão, as equipes se enfrentaram no Estádio Montanha dos Vinhedos. Diante do time reserva do Internacional, o Esportivo ficou no empate em 1 a 1. João Pedro e Willian Pottker, ambos de pênalti, anotaram os gols da partida de número 90 entre os clubes. 

Esportivo aposta no grupo homogêneo para surpreender

Nesta retomada do Gauchão de 2020, com a autorização das cinco substituições, o banco de reservas passou a ser uma das principais ferramentas de decisão do técnico Carlos Moraes nos confrontos. Os atletas que saíram do banco foram decisivos, sobretudo no empate em 2 a 2 com o Ypiranga e na vitória do Esportivo contra o Juventude por 3 a 2. Assim como surpreendeu diante do alviverde, o Esportivo almeja fazer frente ao Internacional para brigar pela vaga à final da taça.


Para o confronto, o Esportivo terá o retorno do atacante Caprini, que não atuou contra o Juventude por estar emprestado pela equipe alviverde ao clube. A provável escalação do alviazul tem Renan, Cleiton, Luis Eduardo e Gullithi; Bovi, Bosel, Robert, João Pedro e Xaro; Caprini (Sapeka) e Marcão. 

O Internacional, ao contrário do jogo do segundo turno, entrará em campo com força máxima. Para o primeiro jogo no Beira-Rio nesta retomada do Gauchão, o Inter deverá ser escalado por Eduardo Coudet com Marcelo Lomba, Saraiva, Fuchs, Cuesta e Moisés; Musto, Edenilson, Marcos Guilherme e Boschilia; Galhardo e Guerrero. Lesionado, Rodrigo Lindoso é o único desfalque da equipe colorada. 

Testes negativos

O Esportivo realizou uma nova bateria de testes para Covid-19 na última sexta-feira, 31 de julho. Atletas, membros da comissão técnica, funcionários e diretores do clube coletaram amostras na sexta-feira, dia 31. Todos os 48 testes, aplicados pelo método RT-PCR, apresentaram resultados negativos. O Internacional também anunciou negativas em todos os testes realizados. 

Serviço de jogo:

Internacional x Esportivo – Semifinal da Taça Francisco Noveletto Neto (2º turno)

Data e horário: 02/08 – 16h

Local: Estádio Beira-Rio, Porto Alegre

Arbitragem: Árbitro – Jean Pierre Lima; Auxiliares – Leirson Peng Martins e Michael Stanislau; 4º árbitro – Marcelo Cavalheiro

Transmissão: RBS TV

SEMIFINAL - 2º turno (02/08)

Internacional x Esportivo - 16h - Beira-Rio

Grêmio x Novo Hamburgo - 19h - Arena do Grêmio

Fotos: Kévin Sganzerla - Fonte: NB Notícias