×SegurançaGeralViver BemCasa e DecoraçãoComer e BeberModa e EstiloVeículosQuem somosEsporteSeu PetRegiãoViagensTecnologiaVídeosEmpresas e EntidadesBairrosCultura

Grupo de atletas do Esportivo retorna aos treinamentos nesta semana

Jogadores se reapresentam no clube entre segunda e terça-feira, dias 29 e 30, para realizar os testes para Covid-19 visando o reinício das atividades no Estádio Montanha dos Vinhedos

29/06/2020 02:34

O Clube Esportivo vai retomar as atividades a partir desta semana, com vistas para o reinício do Campeonato Gaúcho de Futebol de 2020. O grupo de atletas vai se reapresentar no Estádio Montanha dos Vinhedos, entre segunda e terça-feira, dias 29 e 30, para realizar a aplicação dos testes para a Covid-19,, disponibilizados pela Federação Gaúcha de Futebol (FGF). Após oa testagem, o clube deverá reiniciar as atividades dentro de campo, com a divisão do plantel em três grupos. 

Após passar por um processo de sanitização, na terça-feira, dia 23, o Estádio Montanha dos Vinhedos vai receber o grupo de atletas para retomada dos treinamentos, tendo em vista a volta do estadual. De acordo com o protocolo da FGF, o Gauchão estava previsto para retornar no dia 19 de julho. No entanto, nesta segunda-feira, o Secretário de Esporte e Lazer do Estado descartou a possibilidade de reinício da competição nessa data, projetando o retorno apenas para o mês de agosto. 

Os trabalhos dentro de campo retornarão apenas após a entrega dos resultados dos destes por parte do laboratório responsável pelos exames, o que deve ocorrer entre quarta e quinta-feira desta semana. No total, são 26 jogadores e cinco membros da comissão técnica que passarão pelos testes, além dos funcionários que atuam no sistema de revezamento de turnos.

Para a retomada das atividades, o Departamento Médico do clube elaborou um protocolo que será entregue ao grupo para garantir a segurança no reinício das atividades. No documento, escrito em consonância com as orientações repassadas pela FGF, são detalhadas as recomendações que devem ser seguidas do pré ao pós-treino. Para os trabalhos dentro de campo e na academia, o elenco será dividido em três grupos, que realizarão os treinamentos em horários distintos. 

As medidas também estão alinhadas com o Modelo de Distanciamento Controlado proposto pelo Governo do RS, que permite a realização de treinos independentemente da cor da bandeira – devendo respeitar as especificidades de cada classificação.

Até então, sete clubes do Campeonato Gaúcho voltaram aos treinamentos. Além do Grêmio e do Internacional, os quais foram os primeiros a retornarem aos gramados, também retomaram as atividades o Caxias, Juventude, São José, Ypiranga e São Luiz. 

Restam ainda três partidas pela fase de grupos do returno - Taça Francisco Noveletto, e os confrontos de mata-matas para o encerramento do Gauchão 2020. O calendário alviazul prevê os confrontos contra Ypiranga, Internacional, e Juventude até o final da fase de grupos. No momento, o Esportivo é terceiro colocado do grupo B, com seis pontos, e quarto na classificação geral, com 14, o que o garante, até então, na Série D do Campeonato Brasileiro de 2021 e na Copa do Brasil do próximo ano.

Fotos: Kévin Sganzerla - Fonte: NB Notícias