×SegurançaGeralViver BemCasa e DecoraçãoComer e BeberModa e EstiloVeículosQuem somosEsporteSeu PetFotosViagensTecnologiaCulturaVídeosEmpresas e EntidadesBairros

Nos minutos finais, Farrapos é superado pela Poli-SP e se despede do Brasileiro de Rugby

Equipe alviverde protagonizou uma grande atuação frente aos paulistas, porém foi derrotada nos minutos finais pelo apertado placar de 18 a 14, finalizando a competição nacional entre as quatro melhores equipes do Brasil.

09/11/2019 10:06

Em partida eletrizante, marcada por viradas no placar, o Farrapos foi superado pela equipe da Politécnica-SP pelo placar de 18 a 14 e se despediu do Campeonato Brasileiro de Rugby – o Super 13. Apesar dos esforços da equipe alviverde, os gaúchos deixaram escapar a classificação à decisão nos minutos finais, dando adeus à competição na semifinal, realizada na tarde deste sábado, dia 09, em São Paulo. 

Ambas as equipes entraram em campo significativamente desfalcadas para o confronto decisivo da semifinal. Dentro das quatro linhas, os donos da casa impuseram um embate físico bastante pesado, mas que esteve em prova contra o Farrapos, que fez frente à equipe paulista no duelo de forças. Apesar de sair atrás do placar, o Farrapos virou, mas viu a vantagem desaparecer nos minutos finais da etapa inicial. E o mesmo ocorreu na etapa derradeira. 

O jogo:

Na etapa inicial, a Poli-SP abriu o placar da partida com penal convertido por Pompeo. Os paulistas possuíram maior posse de bola nos primeiros minutos, porém com pouca efetividade no ataque, devido, sobretudo, à forte defesa alviverde. Com o excesso de penais do Farrapos, a Poli-SP teve a oportunidade de ampliar em três oportunidades em penais, porém Pompeo converteu apenas um deles. 

Ao contrário da Poli-SP, o Farrapos se arriscava mais para chegar ao primeiro try na partida. A tática se mostrou efetiva e, na especialidade da equipe alviverde, os gaúchos anotaram os seus primeiros pontos. Após lateral, o Farrapos formou um maul e empurrou os adversários. Ao sair da formação, Rudi adentrou à defesa adversária para marcar o primeiro try no jogo, com coversão de Frison. Porém, praticamente no último lance da etapa inicial, a Poli-SP virou o placar com try de Portuga e conversão de Pompeo, terminando a etapa inicial com placar de 13 a 7 para os donos da casa.  

No segundo tempo de jogo, enquanto a Poli-SP tentava cadenciar o confronto, o Farrapos exercia pressão sobre os adversários, melhorando consideravelmente em relação ao primeiro tempo. A equipe alviverde passou a levar vantagem no embate físico, mas pecou no excesso de knock-on, dificultando o seu progresso no ataque. Aos 20 minutos, Pompeo teve a chance de ampliar a vantagem, mas desperdiçou um penal. 

Restando menos de dez minutos para o final do jogo, Yago, da Poli-SP, levou cartão amarelo e desfalcou o time da casa durante os minutos finais de partida. Com uma expressiva pressão do Farrapos no ataque, a Poli-SP passou a conceder diversos penais próximos ao ingoal. Em uma das jogadas ofensivas, a bola chegou até o ponta Marangoni, que mergulhou para marcar o segundo try do Farrapos. Na sequência, Frison anotou uma difícil conversão, virando o placar da partida. 

Nos minutos finais, após penais cometidos pelos visitantes, a Poli-SP anotou o seu segundo try com Robert Tenório, após sequência de rucks próximos ao ingoal. O Farrapos tentou reagir, entretanto novamente concedeu penais aos adversários, que ainda tiveram a chance de marcar mais um penal no último lance do jogo, mas que foi desperdiçado, terminando o confronto em 18 a 14 para os paulistas.

O Farrapos se despede na semifinal do Campeonato Brasileiro, terminando mais uma edição da competição nacional entre as quatro melhores equipes do país. A equipe finaliza a temporada de rugby XV com um título gaúcho e com uma honrada campanha no Super 13 de 2019. A decisão pelo título brasileiro deste ano será disputada entre São José-SP e Poli-SP. 

Semifinais – Super 13

São José-SP 30 x 23 Pasteur-SP

Poli-SP 18 x 14 Farrapos

FINAL:

São José-SP x Poli-SP

Fotos: Lucas Sakai - Fonte: Notícias de Bento