×SegurançaGeralViver BemCasa e DecoraçãoComer e BeberModa e EstiloVeículosQuem somosEsporteSeu PetRegiãoViagensTecnologiaVídeosEmpresas e EntidadesBairrosCulturaVariedadesEleiçõesBrasil

“O Esportivo está preparado para voltar a qualquer momento”, salienta o presidente

Com o aval da CBF, federações já podem traçar planos para o retorno do futebol em seus respectivos Estados. FGF fará reunião com o Governador Eduardo Leite nesta terça-feira, dia 05, para tratar sobre o tema

04/05/2020 05:39

A reunião prevista para esta terça-feira, 05, entre Federação Gaúcha de Futebol (FGF) e o governador do Estado, Eduardo Leite, e o encontro da entidade com os representantes dos clubes do Gauchão, na quarta-feira, 06, poderão definir o retorno do campeonato estadual em meio à pandemia do coronavírus. Com o aval da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), as federações estaduais terão a autonomia para definir o planejamento e protocolos para o retorno das atividades dentro de campo. Segundo o presidente do Esportivo, Laudir Piccoli, o clube está preparado para retomar os treinamentos assim que forem autorizados. 

O Esportivo havia sido o primeiro clube a retomar as atividades em meio à pandemia, porém os treinamentos duraram menos de uma semana e foram novamente suspensos. Apesar de, na ocasião, seguir um protocolo próprio, o presidente do alviazul afirma que o clube já possui a estrutura necessária para atender as restrições e determinações que poderão ser impostas pela Federação. “O Esportivo, internamente, está preparado para voltar a qualquer momento”, explica.

Os clubes já estão autorizados pela CBF a voltarem aos treinamentos. Em Porto Alegre, por exemplo, a prefeitura municipal autorizou a Dupla Grenal a retomar os trabalhos, porém somente para atividades de condicionamento físico.  Os atletas do Internacional e do Grêmio se reapresentam a partir desta terça-feira, dia 05, retornando aos treinamentos com uma série de restrições e um esquema cuidadoso de prevenção à contaminação.  

O Clube Esportivo não poderá retornar às atividades, pelo menos não por enquanto, uma vez que o novo decreto municipal, divulgado na semana passada, vetou novamente as atividades esportivas coletivas no município. Da mesma forma ocorre em Caxias do Sul, com o Caxias e o Juventude.

De acordo com o mandatário, o clube está aguardando as reuniões e a autorização dos órgãos públicos para que o Esportivo possa voltar aos gramados. “O Governador, o presidente da Federação, o prefeito, as autoridades competentes é que vão poder dar uma certeza se o futebol vai voltar. Estamos aguardando a definição das autoridades competentes”, comenta o presidente do alviazul.  

A CBF sugeriu o retorno das competições estaduais ainda para o mês de maio, porém a definição de datas e protocolos serão definidos pelo presidente da FGF, Luciano Hocsman, juntamente com o poder público e com os presidentes dos 12 clubes do Gauchão. 


Na terça, o presidente da FGF fará uma reunião com o Governador do Estado, Eduardo Leite, para averiguar a possibilidade do retorno do futebol. “Os eventos que geram aglomeração só poderão voltar mais adiante, mas podem voltar sem aglomeração. Vamos conversar com a FGF para verificar as condições de concluir campeonatos, sem a torcida, até que possamos ter condições de voltar o futebol e outras atividades”, afirmou o Governador na última quinta-feira, em live nas redes sociais. 

Já na quarta, a FGF colocará em pauta, em reunião por videoconferência com os representantes dos 12 clubes do campeonato, os assuntos tratados com o Governador e serão debatidos os protocolos de jogo, regulamento, inscrições de atletas e datas para a possível retomada do Gauchão. 

Fotos: Kévin Sganzerla - Fonte: NB Notícias