×SegurançaGeralViver BemCasa e DecoraçãoComer e BeberModa e EstiloVeículosQuem somosEsporteSeu PetRegiãoViagensTecnologiaVídeosEmpresas e EntidadesBairrosCultura

Prefeitura de Bento abre exceção e permite atividades esportivas em clubes profissionais

Com a nova determinação, o Esportivo poderá voltar às atividades após a reunião com a FGF. Entidade afirma que vai garantir testes de coronavírus aos clubes do interior e descarta a possibilidade de o Gauchão retornar em maio.

05/05/2020 08:01

Em novo decreto divulgado nesta segunda-feira, 04, a prefeitura de Bento Gonçalves abriu uma exceção quanto à proibição de atividades esportivas coletivas no município. Os clubes profissionais, que contam com um departamento médico para atestar a saúde dos atletas, estarão liberados para exercerem suas atividades. Com isso, o Esportivo e as demais agremiações esportivas da cidade poderão retornar aos treinamentos. 

Na reunião entre o presidente da Federação Gaúcha de Futebol (FGF), Luciano Hocsman, e o Governador do Estado, Eduardo Leite, realizada na tarde desta terça-feira, 05, houve o consenso de que o Gauchão não voltará no mês de maio. A entidade entregou um protocolo de jogo a ser estudado pelo governador e pela equipe de saúde do Estado, o qual deverá ser seguido pelos clubes quando ocorrer o retorno da competição estadual com portões fechados. Segundo Hocsman, dentre uma das medidas adotadas será a de garantir em torno de 50 testes de coronavírus para todos os clubes do interior. 

Estes testes, de acordo com o mandatário, no entanto, não serão de amostragem: “Posso afirmar que a federação entende, como as autoridades, a necessidade de fazer a testagem dos atletas para iniciar ou retomar as competições. Se colocarmos isso no protocolo, a federação vai disponibilizar aos 10 clubes do Interior uma cota que vai contemplar o grupo de atletas, comissão técnica e outras pessoas. Se constar no protocolo da FGF e no entendimento de todos que a testagem vai ser feita, ela não será em forma de amostragem, não”, comentou o presidente da FGF, em entrevista para a Rádio Gaúcha. 

O governador afirma que os protocolos sugeridos serão avaliados e considerados no próximo decreto, que deverá ser divulgado na sexta-feira, 08. “O que torna especialmente difícil conseguir enxergar neste momento um retorno seguro ao futebol é que o campeonato estadual precisa de uma regra uniforme no território. E o novo protocolo justamente vai não pela uniformidade do Estado, mas sim pela regionalização" afirmou Eduardo Leite ao GloboEsporte.com.

Foto: Foto: Felipe Dalla Valle/Palácio Piratini

Esportivo aguarda a reunião com os demais clubes para definir se retomará as atividades ou não

O presidente do Esportivo, Laudir Piccoli, afirma que o clube está pronto para voltar aos treinamentos. No entanto, a decisão da retomada dos trabalhos só irá ocorrer após a reunião por videoconferência entre a FGF e os representantes dos 12 clubes, prevista para esta quarta-feira, dia 06. O Esportivo, assim como os demais clubes esportivos do município, tem o aval da prefeitura de Bento Gonçalves para retornar aos treinamentos dentro de campo. 

Na semana passada, o decreto municipal previu a proibição de quaisquer atividades esportivas coletivas no município. No entanto, nesta segunda-feira, em um novo decreto, o poder público municipal colocou os clubes profissionais como uma exceção: “Fica excetuado do (parágrafo) 2º os clubes profissionais, que contem com departamento médico, que ateste a saúde dos atletas e oriente quanto as melhores práticas”. As demais restrições e recomendações presentes no decreto seguem válidas. 

No Estado, Grêmio e Inter são os únicos que retornaram aos treinamentos, porém a autorização da prefeitura de Porto Alegre prevê apenas atividades de condicionamento físico. Os demais clubes devem aguardar as definições que serão debatidas na reunião desta quarta-feira para decidir se vão ou não voltar aos gramados. A CBF deu autoridade às federações a planejarem o retorno das competições, enquanto que os clubes têm a autonomia de voltarem aos treinamentos de acordo com os regimentos dos seus respectivos municípios. 

Clubes de Bento Gonçalves poderão voltar às atividades ao longo do mês

Os demais clubes do município, como o BGF, Farrapos, entre outros, estão ainda estudando a possibilidade de retomarem as atividades no mês de maio. No entanto, com a obrigação de um departamento médico na supervisão, algumas agremiações deverão manter a paralisação até uma maior flexibilização por parte do município. O Bento Vôlei, por sua vez, deverá voltar às atividades em paralelo às escolas do município. 

Fotos: Kévin Sganzerla - Fonte: NB Notícias