×SegurançaGeralViver BemCasa e DecoraçãoCucina NBModa e EstiloVeículosQuem somosEsporteSeu PetFotosViagensTecnologiaVídeos

Agendamento para seguro-desemprego tem espera de um mês na cidade

Segundo a unidade local da FGTAS/Sine, crescimento da demanda ocorre em função da alta nos pedidos encaminhados por trabalhadores de outros municípios, sobretudo de Caxias do Sul

19/08/2019 10:52

Ao longo dos últimos quatro meses, a unidade de Bento Gonçalves da Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS/Sine) notou uma alta nos encaminhamentos de seguro-desemprego por parte de trabalhadores residentes em outros municípios, principalmente Caxias do Sul. Como a demora pelo atendimento por lá era maior, muitos cidadãos optaram por se deslocar para cá, agilizando a requisição do benefício.

A elevação da procura nesse tempo fez, inclusive, com que a disponibilidade de datas ficasse praticamente a mesma para os dois maiores municípios da região. Na manhã desta segunda-feira, dia 19, quem consultasse o site da FGTAS para fazer o agendamento do serviço encontraria horários livres apenas a partir de 17 de setembro em Caxias e 19 de setembro, em Bento.

A espera, ainda que possa ser desagradável para quem esteja em uma situação de maior necessidade, pela dificuldade de recolocação no mercado de trabalho, não deixa ninguém em risco de não conseguir realizar o pedido. “Estamos trabalhando dentro do prazo legal para a solicitação do seguro, que vai de 7 a 120 dias. É claro que também sempre orientamos todos que nos procuram, informando que o encaminhamento pode ser feito em qualquer lugar do Rio Grande do Sul, ou até mesmo em agências de outros estados”, explica o coordenador do Sine em Bento, Sandro Castagnetti.

Em cidades como Garibaldi, Carlos Barbosa ou Farroupilha, a fila é menor, o que garante o atendimento ainda no mês de agosto e abre possibilidade para quem tiver um pouco mais de pressa (confira detalhes no final do texto).

Carteira de Trabalho
Os agendamentos para confecção da Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) também têm uma espera que, no caso de Bento, disponibiliza datas apenas de 9 de setembro em diante. Em Caxias, sequer há horários liberados e, nos municípios menores, novamente há um tempo menor para aguardar.

Com relação a esse serviço, a situação, de acordo com Castagnetti, foi mais crítica há algum tempo. Mesmo com os agendamentos prévios, muitas pessoas ainda não comparecem nos dias marcados ou não trazem os documentos necessários. Houve meses em que as faltas ou a presença sem a devida documentação superaram os 250 casos. “Uma das medidas que tomamos para otimizar nosso trabalho foi diminuir o tempo entre um atendimento e outro, passando de quinze para dez minutos. Assim, mesmo com as ausências, conseguimos agilizar os demais encaminhamentos”, destaca.

A agência da FGTAS/Sine em Bento conta atualmente com cinco servidores, além do coordenador. Há alguns meses, uma funcionária se exonerou do cargo, que até o momento não foi ocupado. Entre as atribuições da ex-servidora, estavam justamente os pedidos de seguro-desemprego e de carteiras de trabalho. Com remanejamentos internos, a equipe conseguiu manter o fluxo de trabalho sem prejudicar o atendimento à comunidade.

Atendimentos no semestre
No primeiro semestre deste ano, foram realizados 12,5 mil atendimentos na unidade, com quase 2,3 mil encaminhamentos de candidatos a vagas junto aos respectivos empregadores. Nesse período, também foram registradas 2.370 requisições de seguro-desemprego, número inferior ao primeiro semestre de 2018, quando o total de pedidos chegou a 2.771.

O Sine está localizado no mesmo prédio de outros órgãos estaduais, como o posto de identificação do Instituto Geral de Perícias (IGP), onde são feitas as solicitações de carteiras de identidade. Por esse motivo, muitas pessoas ainda confundem os serviços públicos prestados pelos dois departamentos, situação que, às vezes, prejudica os atendimentos.

O telefone de contato do IGP, para quem deseja obter informações sobre o RG, é o (54) 3451.5197. O contato da agência da FGTAS, por sua vez, é o (54) 3451.5822. A Receita Estadual, que também ocupava o mesmo prédio no Centro, mudou para a rua Vitória, 191, no bairro Botafogo, atendendo pelo telefone (54) 3452.2587.

Datas disponíveis para agendamento de serviços:

Seguro-desemprego

Bento Gonçalves: 19 de setembro
Garibaldi: 22 de agosto
Carlos Barbosa: 20 de agosto
Farroupilha: 30 de agosto
Caxias do Sul: 17 de setembro

Carteira de Trabalho
Bento Gonçalves: 9 de setembro
Garibaldi: 20 de agosto
Carlos Barbosa: 21 de agosto
Farroupilha: 22 de agosto
Caxias do Sul: Não há horários disponíveis

*Consulta ao sistema da FGTAS/Sine em 19/08/2019

Fotos: Jorge Bronzato Jr. - Fonte: Jorge Bronzato Jr.