×SegurançaGeralViver BemCasa e DecoraçãoComer e BeberModa e EstiloVeículosQuem somosEsporteSeu PetFotosViagensTecnologiaCulturaVídeosEmpresas e EntidadesBairros

Almanaque do Esportivo será lançado na Feira do Livro

Evento acontece a partir das 18h, e contará com a presença de lendas que atuaram pelo Alviazul, como Raquete, Toninho Fronza e Neca

08/10/2019 10:01

O principal resgate estatístico da história centenária do Alviazul de Bento Gonçalves é destaque na programação da 34ª edição da Feira do Livro nesta terça-feira, 8 de outubro. A partir das 18h, a obra ‘Almanaque do Esportivo’ será apresentada ao público durante o encontro literário. A ação ocorre na Via del Vino, e contará com a presenças de jogadores que ajudaram a fazer a história do clube.

Na oportunidade, o autor Gustavo Cortês compartilhará em detalhes sobre o trabalho documental e investigativo que culminou no registro de 2.691 jogos durante a trajetória de 100 anos de existência do Alviazul. O trabalho tem edição do jornalista Fabiano Mazzotti e traz o histórico completo de todas as partidas do time: resultado, competição, data, local, cidade, árbitro, escalação do Esportivo, gols e expulsões. O livro ainda apresenta uma série de relações com curiosidades – lista com os 30 maiores goleadores da história, os 30 nomes que mais jogaram pelo alviazul, os técnicos e seus respectivos desempenhos a partir de 1969 e todos os presidentes da instituição.

Quem prestigiar a apresentação poderá encontrar, também alguns dos ídolos do Esportivo. Entre eles o lateral Toninho Fronza, atleta que mais vestiu a camisa alviazul nestes 100 anos, atuando em 460 jogos. O zagueiro Raquete, uma das lendas do clube, que atuou no Esportivo como jogador, técnico e dirigente. Também deve estar presente o ex-jogador Neca – figura que tem seu nome eternizado pelo clube na calçada da fama da Federação Gaúcha de Futebol e coleciona 88 gols, em 232 jogos, pela camisa alviazul, sendo o vice-artilheiro da equipe na história. Ainda é aguardada a presença de Décio, que é o maior artilheiro da história do clube. 

Os exemplares do ‘Almanaque do Esportivo’ poderão ser adquiridos – e autografados – na Feira do Livro pelo valor de R$ 50,00.

SERVIÇO

O quê: apresentação do ‘Almanaque do Esportivo’ na Feira do Livro de Bento Gonçalves

Quando: dia 08 de outubro, a partir das 18h

Onde: Via del Vino

Quanto: entrada franca – exemplares da obra no valor de R$ 50

Fotos: Divulgação - Fonte: Exata Comunicação/Divulgação