×SegurançaGeralViver BemCasa e DecoraçãoComer e BeberModa e EstiloVeículosQuem somosEsporteSeu PetRegiãoViagensTecnologiaVídeosEmpresas e EntidadesBairrosCultura

Após uma série de confusões, prefeitura renova contrato com a RN Freitas

Cidade ficou dois dias sem recolhimento de lixo. Empresa já retomou os serviços, mas terá três caminhões a menos prestando o serviço à cidade. Veja quais os bairros que terão coleta neste sábado.

23/05/2017 07:31

A comunidade de Bento Gonçalves terá a coleta de lixo retomada ainda neste sábado, 20. Após uma série de confusões e atitudes até desesperadas, a prefeitura renovou o contrato com a empresa RN Freitas, que já vinha atuando há vários anos no município. Um novo contrato emergencial já foi assinado, mas com uma redução no número de caminhões realizando o serviço.

De acordo com o gerente da RN Freitas, Everton Luís Fraga, os trabalhos já foram retomados. Inicialmente, os caminhões farão a coleta de lixo nos bairros Centro, Planalto, São Francisco, Humaitá, Maria Goretti, Cidade Alta, Botafogo e Fenavinho. A partir daí a empresa irá montar um cronograma para recolher o restante do lixo na cidade, a fim de evitar que o acúmulo de resíduos continue na cidade.

No final das contas, a única coisa que o poder público municipal foi causar um caos no município, fazendo com que o serviço de coleta parasse por mais de dois dias, provocando transtornos para a comunidade bento-gonçalvense e também para a empresa que já estava atuando, que agora precisará de uma força-tarefa para colocar o serviço em ordem novamente. 

Oficialmente, a prefeitura emitiu uma nota oficial informando os motivos que levaram a retomada do contrato com a RN Freitas. Confira a íntegra da nota:

Nota de esclarecimento


Em razão da paralização da Coleta de Lixo em Bento Gonçalves a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMAM) vem a público prestar os seguintes esclarecimentos:

1.A licitação para contratação de uma empresa para realização da coleta de lixo em Bento Gonçalves (orgânico e reciclável) está sob judice. Por este motivo, vem-se realizando contratos emergenciais para manutenção do serviço até a decisão definitiva.

2.O contrato emergencial com a empresa RN Freitas, que vinha prestando o serviço, venceu no dia 16 de maio de 2017. Este também foi o prazo final para apresentação de propostas de empresas interessadas na realização do serviço, para início imediato.

3.Em 16 de maio, a Reciclagem Serrana foi considerada habilitada tendo em vista a apresentação da melhor proposta financeira. No dia 19, a Reciclagem Serrana foi chamada para apresentar a documentação completa e proceder a assinatura do contrato para início imediato do serviço, considerand0 tratar-se de contrato emergencial. Porém, seus representantes não compareceram, marcando nova data para 20 de maio.

4.No dia 20 de maio, representantes da Reciclagem Serrana compareceram e deixaram de apresentar os documentos necessários, alegando não poder cumprir imediatamente o plano de trabalho, solicitando para tanto prazo de até 30 dias para assumir o compromisso.

5.Considerando tratar-se de contrato emergencial cujo serviço não pode ser interrompido, a SMMAM decidiu por chamar a RN Freitas, segunda colocada observando o princípio da legalidade. 

6.Ressaltamos que a Administração Municipal sempre agiu dentro dos princípios da ética e da transparência, primando pela qualidade dos serviços prestados, sempre com respeito ao dinheiro público.

7.A coleta de lixo deverá ser retomada nesta mesma data, 20 de maio, tendo em vista que a empresa RN Freitas já prestava o serviço no Município, estando, portanto, habilitada a realiza-lo. 

 

Bento Gonçalves, 20 de maio de 2017.

Fotos: MARCELO DARGELIO - Fonte: Marcelo Dargelio