×SegurançaGeralViver BemCasa e DecoraçãoComer e BeberModa e EstiloVeículosQuem somosEsporteSeu PetRegiãoViagensTecnologiaVídeosEmpresas e EntidadesBairrosCulturaVariedadesEleiçõesBrasil

ATENÇÃO: Prefeitos devem ganhar autonomia para definir o que abre e fecha nas cidades

Governador Eduardo Leite estuda liberação do Distanciamento Controlado dentro de 10 dias. Formato ainda está em estudo.

20/07/2020 08:48

O governador Eduardo Leite deve passar a responsabilidade para os prefeitos decidirem de que forma farão o distanciamento controlado em suas cidades. A medida deve ser anunciada dentro de 10 dias e a forma como isso deve ser feita ainda está sendo estudada pelo governo do estado.

Em entrevista  à jornalista Rosane de Oliveira, de Gaúcha ZH, Eduardo Leite confirmou que esta possibilidade vem sendo analisada. "Não estou jogando a toalha. Mas estamos analisando uma forma de colocar mais responsabilidade para os prefeitos para promover mais engajamento. Vamos chamar uma reunião com a Famurs e associações de municípios esta semana", resumiu o governador. 

A mudança não significa o fim do sistema de bandeiras, criticado por empresários de diferentes setores, por não dar previsibilidade. "Trabalho numa lógica de manutenção do sistema das bandeiras, com maior participação das regiões via associação de municípios. O Estado emite as bandeiras e oferece os protocolos", disse Leite.

Na prática, a transferência da responsabilidade para as prefeituras pode significar o afrouxamento geral das restrições, já que boa parte dos prefeitos contesta a classificação quando entra a bandeira vermelha. Mesmo prefeitos que concordam com o modelo de distanciamento controlado sentem-se obrigados a contestar porque sofrem pressões de empresários e de políticos. 

 

Fotos: Gustavo Mansur/Palácio Piratini/Divulgação - Fonte: NB Notícias