×SegurançaGeralViver BemCasa e DecoraçãoCucina NBModa e EstiloVeículosQuem somosEsporteSeu PetFotosViagensTecnologiaVídeos

Bento fecha 2018 com saldo positivo na geração de empregos

Capital do Vinho gerou 649 vagas de trabalho nos últimos 12 meses. Mas grande número de demissões em dezembro é um alerta.

04/02/2019 08:14

Bento Gonçalves fechou o ano de 2018 com saldo positivo na geração de empregos. No total, a Capital do Vinho fechou os 12 meses do ano gerando 649 novas vagas nas empresas da cidade. A retomada do crescimento ainda é tímida, mas mostra que as empresas do município, em sua maioria, conseguiram superar a forte crise que assolou o país. Os números foram divulgados pelo Observatório do Trabalho da Universidade de Caxias do Sul (UCS). 

O desempenho da geração de empregos poderia ter sido ainda melhor, não fosse o grande número de demissões ocorrido no mês de dezembro de 2018. No total, foram fechados 511 postos de trabalho em Bento Gonçalves, um decréscimo de 1,29% sobre o total de empregos formais. Caso contrário, o município teria fechado com mais de mil postos de trabalho abertos, média que vinha se mantendo até outubro.

No período, os setores que mais fecharam vínculos foram o da Indústria de Transformação com 321 ocupações a menos e Serviços com 96 vagas subtraídas. Em dezembro, o único setor que abriu postos de trabalho foi o da Agropecuária, com 3 vagas abertas.

Porém, os números gerais do ano é que precisam ser comemorados. O saldo acumulado foi de 649 novos vínculos., um acréscimo de 1,69%. Nesse mesmo período, os setores que mais criaram ofícios foram o de Serviços, com 246 novas vagas, seguido pela Construção Civil, com 233 novos vínculos. Os únicos setores que fecharam postos de trabalho foram o da Extrativa Mineral e o da Agropecuária, com 21 e 13 vínculos encerrados, respectivamente. O setor que obteve maior crescimento relativo no período foi o da Construção Civil, com um acréscimo de 12,62%.

A expectativa agora é ver como será o desempenho empregatício da cidade no mês de janeiro, após a forte queda na geração de empregos ocorrida em dezembro. Os números devem ser divulgados no dia 20 deste mês.


 

Fotos: Divulgação - Fonte: Notícias de Bento