×SegurançaGeralViver BemCasa e DecoraçãoComer e BeberModa e EstiloVeículosQuem somosEsporteSeu PetFotosViagensTecnologiaCulturaVídeosEmpresas e EntidadesBairros

Bento se torna o centro das discussões do futuro do Mercosul

Pela primeira vez na história do país, encontro das principais lideranças da América Latina deixa Brasília e acontece na Capital do Vinho.

02/12/2019 08:08

Bento Gonçalves torna-se a partir desta segunda-feira, 2 de dezembro, o centro de discussões do futuro do Mercosul. Em um primeiro momento, recebe diplomatas de vários país da América Latina e, a partir da quarta-feira, 4, terá a presença maciça de presidentes de países como Argentina, Brasil e Paraguai presentes na 55ª Cúpula de Chefes de Estado do Mercosul. Esta é a primeira vez na história do país que o encontro não acontece em Brasília. A Capital do Vinho foi o local escolhido para os debates.

A concentração geopolítica da Cúpula do Mercosul estará nas dependências do hotel Spa do Vinho. A Vinícola Miolo será o centro de comunicação do evento, recebendo a imprensa de vários países e também fo Governo Federal. Os acessos ao Vale dos Vinhedos, nas proximidades do Spa do Vinho já estão sendo bloqueados a partir desta segunda-feira, 2 de dezembro, pelos militares do Exército e agentes da Polícia Rodoviária Federal e Polícia Federal.

A cúpula na Serra começa com encontros de diplomatas sobre temas diversos nesta segunda e terça. Na quarta, é a vez de ministros das Relações Exteriores. Segundo o Itamaraty, representantes de países associados, como Bolívia, também foram convidados. 

O ponto alto da programação é a reunião dos presidentes, marcada para quinta-feira, 5 de dezembro. Além de Jair Bolsonaro, Mauricio Macri (Argentina) e Mario Abdo (Paraguai) confirmaram presença, indicou o Ministério das Relações Exteriores do Brasil. Por questões de saúde, a vice-presidente do Uruguai, Lucía Topolansky, deve representar o presidente local, Tabaré Vázquez, acrescentou o Itamaraty.

O prefeito Guilherme Pasin destaca a importância do evento para Bento Gonçalves. Só em termos de aparato de segurança, a Capital do Vinho está recebendo quase 3 mil pessoas. A partir desta segunda-feira, 2, recebe diplomatas, políticos e, posteriormente, os líderes dos principais países da América Latina. "Este é o carimbo que faltava de reconhecimento público ao nível que a nossa Bento Gonçalves alcançou. Muito mais do que o evento em si, estamos gerando mais emprego e renda para a nossa gente. Queremos receber a todos muito bem, assim como fizemos com todo mundo que vem nos visitar. Para nós é uma honra termos um evento de tamanha envergadura acontecendo em nossa cidade", resumiu o prefeito.


Recent Col


Fotos: Divulgação - Fonte: Divulgação