×SegurançaGeralViver BemCasa e DecoraçãoCucina NBModa e EstiloVeículosQuem somosEsporteSeu PetFotosViagensTecnologiaVídeos

Campanha de Vacinação atinge 75,9% da meta de grupo prioritários

Faltando 10 dias para o encerramento da campanha de vacinação, apenas o grupo das puérperas atingiu a meta de 90% estipulda pelo Governo Federal.

21/05/2019 01:32

Os bento-gonçalvenses não estão procurando a vacina contra a gripe como acontecia em anos anteriores. Por este motivo, a Secretaria Municipal de Saúde está com dificuldades para atingir a meta de 90% de pessoas dos grupos prioritários vacinados. Até a última semana, foram vacinados 75,93% das pessoas que integram os grupos prioritários.

De acordo com o coordenador das Vigilâncias em Saúde, Rafael Vieira, há grupos que ainda estão apresentando baixa cobertura, levando-se em consideração o tempo restante da Campanha, gestantes 69,42%, trabalhadores da saúde 63,93% e pessoas com doenças crônicas 59,49%. O grupo das puérperas alcançou a meta de 90%, e os demais estão com cerca de 80% de cobertura. "É importante que os pertencentes aos grupos prioritários busquem ser vacinados na Unidade de Saúde mais próxima. A campanha segue até o dia 31, e estimamos o alcance do cumprimento da meta", enfatiza o coordenador.

Quais são os grupos prioritários?
Gestantes
Crianças entre 6 meses e 5 anos
Idosos (a partir de 60 anos)
Profissionais da Saúde
Mulheres que estão no período de até 45 dias pós-parto
Povos indígenas
Portadores de doenças crônicas
Portadores de doenças que comprometam a imunidade
Adolescentes e jovens, de 12 a 21 anos, detidos em medidas socioeducativas
Funcionários do sistema prisional
Professores de escolas públicas e privadas

A vacina protege contra quais vírus?
Em 2016, foram relatadas 2.220 mortes derivadas de gripe no Brasil, por isso o governo enaltece a importância da campanha de vacinação. Essa vacina que está disponível no SUS protege contra os três principais subtipos de vírus que circulam no país: A/H1N1, A/H3N3 e Influenza B

Quais os efeitos colaterais da vacina?
Muitas pessoas acham que a vacina da gripe nos faz ter a doença, mas isso não é verdade. O medicamento leva, em média, de duas a três semanas para fazer efeito, e se você estiver sentindo sintomas de gripe antes de tomá-la, converse com o seu médico para saber qual o melhor momento para se imunizar.

Contraindicação da vacina
A vacina é contraindicada para quem tem alergia severa a ovo. Procure saber se você tem antes de se vacinar.

O que podemos fazer para evitar a gripe?
Além da vacina, é importante que tomemos alguns cuidados no nosso dia a dia para evitar o contágio. Lavar as mãos com frequência, abrir as janelas para ventilar o ambiente, cobrir a boca quando for tossir, ter uma alimentação saudável, beber muita água, dormir bem e praticar exercícios são alguns exemplos do que podemos fazer para evitar contrair o vírus da gripe.
 

Fotos: Divulgação - Fonte: Divulgação