×SegurançaGeralViver BemCasa e DecoraçãoComer e BeberModa e EstiloVeículosQuem somosEsporteSeu PetRegiãoViagensTecnologiaVídeosEmpresas e EntidadesBairrosCultura

Celebrações são liberadas pela Diocese, mas com 25% da capacidade

Durante vigência da bandeira laranja, igrejas poderão promover missas, porém com capacidade reduzida de fiéis. Paróquia Santo Antônio terá limite de 80 pessoas.

23/06/2020 04:46

A Diocese de Caxias do Sul, em nota oficial divulgada nesta segunda-feira, dia 22, liberou a realização de missas, sacramentos e cultos com a presença de fiéis em todas as paróquias, comunidades, capelas e oratórios que ela abrange. No entanto, as celebrações só poderão contar com o limite 25% da capacidade de ocupação dos locais, atentando-se aos protocolos estabelecidos de prevenção à transmissão da Covid-19. 

A liberação passa a valer a partir desta terça-feira, dia 23, e terá vigência apenas na bandeira laranja, conforme restrições impostas pelo modelo de distanciamento controlado do Governo do Estado. O Santuário Diocesano Santo Antônio, de Bento Gonçalves, estará aberto para receber os fiéis para orações e também para as missas. 

O Santuário permanecerá aberto das 8h às 19h, com a ocupação máxima de 80 pessoas, equivalente a 25% da capacidade do templo. Os fiéis também poderão participar das missas, de segunda-feira à sábado, às 18h, e aos domingos, às 8h30, 10h e 18h. As celebrações seguem sendo transmitidas às 18h pelo Facebook da Paróquia Santo Antônio (https://www.facebook.com/paroquiasantoantoniobg/).

A entrada dos devotos será pela porta lateral do Santuário. Para que os devotos possam permanecer no interior da igreja, é obrigatório o uso de máscara e higienização das mãos, de acordo com a legislação vigente.Os fiéis que buscam o Sacramento da Reconciliação, bem como a direção espiritual com os padres, deverão fazê-lo na Secretaria Paroquial. 

Segundo a nota da Diocese, batizados e matrimônios estão autorizados, porém com restrições para evitar aglomeração de pessoas. Nos próximos dias, a Paróquia Santo Antônio irá divulgar mais informações sobre a realização dos Batizados e Casamentos. Os encontros de catequese, atividades pastorais em geral, festas de padroeiros, eventos e qualquer atividade que envolva aglomeração de fiéis permanecem suspensos. 

Confira as restrições impostas pela Diocese de Caxias do Sul:

- As celebrações poderão ser realizadas com o limite de 25% da capacidade de ocupação de cada local. Cada pároco, juntamente com sua equipe, deverá verificar a melhor forma de organizar o fluxo de entrada desse número de pessoas;

- Quanto ao Sacramento do Batismo, além das medidas já expedidas anteriormente, o número de padrinhos fica limitado a duas pessoas (um padrinho e uma madrinha);

- Quanto ao Sacramento do Matrimônio, os nubentes necessitam especial atenção e responsabilidade quanto ao cumprimento dos protocolos emitidos pelas autoridades públicas e sanitárias no que se refere à aglomeração de pessoas e a tudo o que possa favorecer a transmissão do vírus;

- Quanto a celebração dos Funerais e Exéquias, continuam em vigor as orientações expedidas pela Diocese.

- Os encontros de catequese, atividades pastorais em geral, festas de padroeiros, eventos e qualquer atividade que envolva aglomeração de pessoas nos salões paroquiais e comunitários permanecem suspensos. Estão autorizados eventos organizados no modelo “drive thru” ou “page e leve”.

Fotos: Kévin Sganzerla - Fonte: NB Notícias