×SegurançaGeralViver BemCasa e DecoraçãoCucina NBModa e EstiloVeículosQuem somosEsporteSeu PetFotosViagensTecnologiaVídeos

CIC-BG oportuniza visita técnica a Fruki

Profissionais puderam conhecer cases inspiradores, trocando importantes experiências com os empresários da indústria de bebidas de Lajeado.

02/09/2016 06:21

Conhecer os exemplos positivos de quem obteve êxito e aprender a partir dessas experiências é primordial para os gestores que buscam a evolução permanente de seus empreendimentos. Aliado das empresas nesse desafio, o Centro da Indústria, Comércio e Serviços de Bento Gonçalves (CIC-BG) promoveu uma visita técnica à sede da fabricante de bebidas Fruki, em Lajeado. Um grupo de 25 profissionais participou da atividade, realizada no dia 23 de agosto.

Destacado por seu potencial competitivo, mesmo diante de concorrentes gigantes e multinacionais, a empresa ganhou o Troféu de Ouro no Prêmio Qualidade RS em 2011, e tem um histórico vencedor no Programa Gaúcho de Qualidade e Produtividade (PGQP). Esse case de sucesso foi compartilhado como prova de que bons resultados advêm como consequência positiva do foco em gestão. “A troca de experiências é um bom exercício para avaliarmos o que estamos fazendo na nossa gestão e crescermos enquanto empreendedores, além de ativar contatos com outros empresários”, diz o segundo diretor-secretário do CIC, Gianfranco Bellé, que integrou a turma de visitantes.

Um dos aspectos que mais chamou a atenção, na opinião dele, é a forma como a empresa trabalha para concretizar seus valores: a cada seis meses são reunidos os colaboradores diretos e de centros de distribuição para reforçar a cultura organizacional. “A Fruki não é daquelas empresas em que os valores servem apenas para ilustrar um quadro na recepção. Eles gostam de colocar esses ideais nas veias dos funcionários. O resultado dessa postura é perceptível”, destaca Bellé.

Outro episódio inspirador foi o processo de reposicionamento que a fabricante de bebidas tomou a partir de 2004, quando decidiu verticalizar o departamento de vendas – ou seja, centralizar internamente essa área tão importante – um dos destaques da visita, na opinião do gerente de engenharia da Mesal Máquinas, Rodrigo Brandalise. “Tirei essa lição como aprendizado. Eles também mostraram que mesmo uma empresa familiar pode manter seus princípios sempre revigorados, e isso faz a diferença”, comenta.

Fotos: Divulgação - Fonte: Exata Comunicação/Divulgação