×SegurançaGeralViver BemCasa e DecoraçãoCucina NBModa e EstiloVeículosQuem somosEsporteSeu PetFotosViagensTecnologiaVídeos

Ciclone extratropical pode trazer ventos de mais de 100km/h à Serra

Virada radical no clima deve ser sentida já a partir do final desta segunda-feira

18/09/2016 10:01

O tempo bonito dos últimos dias deve começar a mudar jánas próximas horas. De acordo com a MetSul Meteorologia, em função da formação deum ciclone extratropical no Cone Sul, a região da Serra Gaúcha deve ser uma dasáreas castigadas com ventos que podem ser superiores a 100km/h. A instabilidadedeve começar já a partir do final desta segunda-feira, dia 12,intensificando-se na terça. Há um grande risco de danos a moradias, quedas deárvores e interrupção do serviço de energia elétrica.

O fenômeno será sentido mais fortemente na região doPrata, atingindo fortemente as capitais argentina, Buenos Aires, e uruguaia,Montevidéu. Mesmo assim, sua entrada no Rio Grande do Sul também pode causarestragos. Na terça-feira, quando a pressão atmosférica vai estar muito baixa noEstado (995hPa a 1000 hPa), a frente associada ao sistema avançará pelo Estadocom temporais. O risco é maior de vendavais que, isoladamente, podem ser fortese com danos.

O vento do ciclone ganha força na terça e poderá sermuito forte ainda na quarta-feira, com rajadas entre 60 km/h e 80 km/h namaioria das áreas, inclusive em Porto Alegre, e de 100 km/h a 120 km/h empontos do Sul gaúcho, Aparados e do litoral. Este deve ser um episódio compotencial de vento muito forte na Serra, além da orla que é normalmente a maisafetada com ciclones.

Fotos: Jorge Bronzato Jr. - Fonte: Jorge Bronzato Jr.