×SegurançaGeralViver BemCasa e DecoraçãoCucina NBModa e EstiloVeículosQuem somosEsporteSeu PetFotosViagensTecnologiaVídeos

Corsan descarta qualquer tipo de contaminação da água em Bento

Após reclamações, companhia garante que análises realizadas nesta semana não indicam problemas no abastecimento

30/06/2016 01:01

A reclamação de alguns moradores sobre a situação da água que chega àstorneiras dos bento-gonçalvenses nos últimos dias fez com que a CompanhiaRiograndense de Saneamento (Corsan) – responsável pelo abastecimento local – promovesseuma série de coletas e análises para verificar as condições do líquido. Nasredes sociais, ao longo da semana, muitas pessoas associaram à água osurgimento de vários casos de mal-estar.

A secretaria municipal de Saúde emitiu um comunicado, noúltimo dia 27, em que reconhece que vários pacientes procuraram a Unidade deSaúde de Pronto Atendimento (UPA), relatando sintomas. Inicialmente, entretanto,a própria Vigilância Ambiental já descartou a presença na água de Coliformestotalis e Escherichias coli, bactérias causadoras da diarreia crônica e, deforma paralela, enviou fezes dos cidadãos atendidos para exame laboratorial.

Nesta quarta-feira, 29, a Corsan também emitirá um comunicadooficial descartando qualquer tipo de contaminação na água de Bento Gonçalves. “Nossasanálises deram resultado negativo. Não há qualquer possibilidade de relacionaresse mal-estar da população com as condições da água”, adianta o gerente daunidade local, Marciano Dal Pizzol.

Segundo ele, tanto no que se refere a bactérias como nosíndices de turbidez e dosagem de produtos usados no tratamento, não há nadafora da normalidade. “Não analisamos apenas os dois pontos que recebemosreclamações. Fizemos coletas em vários locais da região, inclusive noreservatório. Nosso controle de qualidade é extremamente rigoroso, e somosmuito fiscalizados por isso, então posso garantir que nosso padrão se mantém.Nossa água é analisada de hora em hora na Estação de Tratamento. BentoGonçalves tem hoje uma das melhores águas do Estado”, completa Dal Pizzol.

O gerente salienta que eventuais intervenções na rede podemresultar na entrada momentânea de impurezas. “Mas isso não é contaminação”,salienta. A orientação da companhia é que os moradores mantenham seus registrosfechados durante serviços de reparo, a fim de evitar situações desse tipo. Deacordo com Dal Pizzol, após a manutenção, os servidores também mapeiam pontospróximos e fazem o expurgo daquela primeira leva de água que poderia ter algumtipo de sujeira.

Fotos: Jorge Bronzato Jr. - Fonte: Jorge Bronzato Jr.