×SegurançaGeralViver BemCasa e DecoraçãoCucina NBModa e EstiloVeículosQuem somosEsporteSeu PetFotosViagensTecnologiaVídeos

Empreendedor dá cursos gratuitos para mudar futuro de adolescentes

José Aldair da Silva criou o Centro de Treinamento Junior para qualificar jovens e oferecer mão de obra qualificada para a indústria moveleira.

14/05/2019 02:59

Um empreendedor de Bento Gonçalves resolveu mudar o destino de pelo menos 10 adolescentes da cidade. Profundo conhecedor dos sistemas de máquinas industriais e percebendo a escassez de mão de obra no mercado, resolveu arregaçar as mangas e formar novos profissionais. Foi assim que nasceu o Centro de Treinamento Júnior (CNCtech) - Projeto Realizando Sonhos, que oferece formação gratuita para adolescentes com idades entre 14 e 16 anos.


O responsável pelo projeto é o empreendedor José Altair da Silva, que conseguiu transformar seu sonho em ajudar jovens da rede pública a se qualificar para o mercado de trabalho. Para tirar o Centro de Treinamento do papel, Silva contou com a parceria de vários empresários e também da Secretaria de Habitação e Assistência Social, por meio do programa ACESSUAS Trabalho, que promoveu a divulgação, elaboração e encaminhamento de currículos de jovens para a oportunidade de participar do curso de qualificação.


A divulgação do trabalho foi realizada nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) I, II, e III, juntamente com a Secretaria de Educação e 16ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE) de Bento Gonçalves. Participaram do processo de elaboração e encaminhamento de currículos, 28 adolescentes dos bairros Ouro Verde, Zatt, São Vedelino, São João, Glória, Botafogo, Vinosul, Fátima, Borgo, Municipal, Vila Nova I e II, Eucaliptos, e distritos de Tuiuty e Faria Lemos. Deste total, 10 estão participando do curso.


O objetivo do projeto criado de José da Silva é oportunizar aos adolescentes da rede socioassistencial, a qualificação na área de Técnico em Automação para o setor moveleiro, com vistas a inserção no mercado de trabalho. Além do curso de automação, os alunos também aprendem o idioma inglês. "Estou apenas repassando o conhecimento que tive a oportunidade de obter ao longo dos anos para esta meninada. Espero futuramente ter vários colegas de profissão atuando no mercado saídos aqui do Centro de Treinamento Junior", destacou o empreendedor.


Fotos: Divulgação - Fonte: Divulgação