×SegurançaGeralViver BemCasa e DecoraçãoComer e BeberModa e EstiloVeículosQuem somosEsporteSeu PetRegiãoViagensTecnologiaVídeosEmpresas e EntidadesBairrosCultura

Empresa Serrana emite nota sobre confusão do contrato emergencial do lixo

Em nota oficial, Serrana revela que pressa da prefeitura em assinar o contrato e exigências impossíveis de serem cumpridas até segunda-feira, 22, fizeram com que as partes não chegassem a um acordo.

20/05/2017 06:28

A empresa Serrana entrou em contato com a reportagem do Notícias de Bento e comprovou a forma apressada e sem planejamento como a prefeitura de Bento Gonçalves encaminhou a troca da empresa responsável pela coleta de lixo em Bento Gonçalves. O poder público municipal quis apressar a assinatura do contrato emergencial e não conseguiu, fazendo com que todo os resíduos da cidade fiquem se acumulando nas lixeiras e nas ruas do município. 

Na nota oficial, a empresa Serrana esclarece com detalhes a forma como a prefeitura estava negociando a sua contratação. Entre outras coisas, a nota da empresa informa que o contrato exigia que a Serrana apresentasse uma sede funcional, 12 caminhões e 40 funcionários até segunda-feira, 22, sendo que a exigência foi feita na manhã deste sábado, 20. A empresa pediu cinco dias de prazo para se adequar e mais alguns dias para alugar um prédio e instalar sua sede na cidade. Porém, o prazo não foi aceito pela prefeitura, que está desesperada para resolver a questão do lixo que só se acumula nas ruas da cidade. 

O que diz a nota:

A Empresa foi procurada pelo Município de Bento Gonçalves para apresentar proposta de Prestação de Serviço para Coleta, Transporte, Transbordo e Transporte Final para os Resíduos sólidos domiciliares Urbano e Rural de Bento Gonçalves até o dia 11 de Maio de 2017, no dia 12 de maio a Secretaria Municipal de Meio ambiente enviou a empresa uma nova planilha incluindo 9 Jogos de containers, desta forma tivemos que refazer os custos, o que foi feito, cumprimos com todos as etapas do Processo Emergencial, apresentamos então no dia 19 de Maio as 10:30 da manhã, uma proposta que atende todas as solicitações do Projeto Básico, 12 caminhões coletores, 4 carretas, 1 poliguindaste e 3 caminhões para coletas especiais, nossa proposta ficou em R$ 543.337,43  (Quinhentos e quarenta e três mil trezentos e trinta e sete reais e quarenta e três  centavos), comparada com o valor contratado com a Empresa RN Freitas, isso significa uma economia anual de aproximadamente R$ 1.800.000,00 ( Hum milhão e Oitocentos mil reais ano), esse valor pode ser aplicado em saúde, educação, segurança e saneamento básico, ou seja uma economia que só vem a favorecer a comunidade local.

Ficou então programado que a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, juntamente com a Procuradoria do Município ligaria até as 14:30 horas do dia 19 de maio de 2017 para dar o Ok, pois teriam que encaminhar a documentação bem como a proposta para avaliação do Setor de Licitações, acontece que só as 17:30 fomos contatados pela Secretária Adjunta do Meio Ambiente, Barbara Zanatta que estaria tudo OK e que teríamos que assinar o contrato. Ficou então marcado para hoje dia 20 de Maio de 2017 as 10:00 na sede Administrativa do Município, a empresa enviou até o Centro Administrativo o Diretor Juridico da Empresa bem como o Procurador para dar andamento ao processo. Ao analisarem o contrato, foi solicitado por parte da Prefeitura que todas as cláusulas do projeto básico teriam que ser cumpridas já na segunda feira o que ficou inviável e impossível humanamente de se executar. Exemplo: Como contratar 40 Funcionários no sábado à tarde? Como trazer 12 Caminhões no sábado a tarde, carretas, Retroescavadeira, Poliguindaste? Como Licenciar e alugar uma sede no sábado à tarde? Desta forma a empresa solicitou um prazo de 5 dias úteis para atender em todo o Projeto Básico e mais uns dias para o Licenciamento da sede da empresa, sendo que a coleta iniciaria já na parte da tarde deste sábado, o que não foi aceito pelo Município e ficou marcado para Segunda Feira novo Contato para uma nova Reunião.

A empresa possui todos os equipamentos necessários para atender o presente certame o que precisamos é sim um prazo que é permitido por lei para fazer a relocação e destinação de todos os equipamentos necessários, hoje já temos no Município 7 caminhões coletores, nos próximos dias chegariam os demais equipamentos.

A Reciclagem Serrana tem interesse em trazer para Bento Gonçalves uma forma inovadora de trabalho, buscando a Redução de custos e a valorização do meio Ambiente, hoje atendemos mais de 20 Municípios, Coletamos, Transportamos e Triamos milhares de toneladas de lixo mês, sempre com responsabilidade, respeito a legislação ambiental e comprometimento com nossos clientes e colaboradores, aguardamos ansiosamente para que as tratativas finalizem com o resultado satisfatório para o Município, empresa e Comunidade.


Atenciosamente,

Nova Bassano, 20  de Maio de 2017.

Reciclagem Serrana Eireli  Me

 CNPJ – 17.793.462/0001-06 



Fotos: MARCELO DARGELIO - Fonte: Divulgação