×SegurançaGeralViver BemCasa e DecoraçãoComer e BeberModa e EstiloVeículosQuem somosEsporteSeu PetRegiãoViagensTecnologiaVídeosEmpresas e EntidadesBairrosCultura

Empresas de Bento são destaque na etapa estadual do MPE Brasil

Gomasul Borrachas e Hotel Pousada Tasca foram premiadas e irão representar o Rio Grande do Sul na etapa nacional da premiação.

17/01/2017 08:27

A empresa Gomasul Borrachas e a Hotel Pousada Casa Tasca estão entre as grandes vencedoras do MPE Brasil - Prêmio de Competitividade para Micro e Pequenas Empresas. O evento que recebeu gestores e colaboradores de 12 pequenos negócios finalistas, reconheceu cinco empreendedores por suas práticas de gestão inovadoras e focada em qualidade. A cerimônia de premiação ocorreu em Porto Alegre.

A Gomasul Borrachas, do microempreendedor Gilson Rigo, foi laureada na categoria Indústria, devido ao trabalho realizado com foco na gestão e inovação na prestação de serviços. No caso do Hotel Pousada Tascas, da microempreendedora Dirce Tasca, as ações de geração de energia sustentável e as práticas ambientais no empreendimento garantiram o destaque como Boas Práticas de Responsabilidade Social.

Esta é a 24ª edição do prêmio no Rio Grande do Sul, atualmente realizado pelo SEBRAE/RS e Gerdau, com apoio do Programa Gaúcho de Qualidade e Produtividade (PGQP), Movimento Brasil Competitivo (MBC) e Fundação Nacional de Qualidade (FNQ). O conselheiro do SEBRAE/RS Gilmar Tietböhl, na ocasião representando o presidente do Conselho Deliberativo Estadual do SEBRAE/RS, Carlos Sperotto, destacou a importância de darmos espaço para o novo e, citando Alvin Tofler, o dirigente acrescentou: “os analfabetos do século XXI não serão aqueles que não sabem ler e escrever, mas aqueles que não sabem aprender, desaprender e reaprender”. Para Tietböhl, mais importante do que ser premiado é participar do MPE Brasil, pois a dinâmica da distinção oportuniza que o empresário reflita sobre a sua organização. “Como a inscrição é somente validada após o preenchimento de um questionário de autoavaliação, todos os candidatos, independente do resultado, recebem um diagnóstico com pontes fortes e oportunidades de melhoria”, explicou.

A representante do Comitê Executivo do Prêmio MPE Brasil, Isabel Reis, disse que, a cada edição, o prêmio cumpre com o seu papel social na medida em que ajuda as empresas a melhorarem sua gestão e, consequentemente seus resultados. “Com empresas mais fortes, geramos mais renda e emprego para nosso País”. O secretário executivo do PGQP, Luiz Hildebrando Pierry, parabenizou os finalistas e vencedores pela atitude de participar do prêmio, mas sobretudo, pela disponibilidade de realizar mudanças positivas em suas empresas. “Certamente estes empreendedores preocuparam-se com planejamento, produto, informação e inovação. Esta é a nova era da comunicação. Estamos em épocas de transformação, portanto, busquem se reinventar e inovem”, sugeriu Pierry.

Nesta edição do MPE Brasil, 4.419 empresas preencheram o questionário de autoavaliação nas seguintes categorias: Agronegócio (243), Comércio (1.446), Indústria (1.002), Serviços (1.505), Serviços de Educação (2), Serviços de Saúde (25), Serviços da Tecnologia da Informação (111), e Serviços de Turismo (34). Destas, 20 empresas foram visitadas e 12 tornaram-se finalistas da distinção. As MPEs vencedoras deste ciclo irão representar o Rio Grande do Sul na etapa nacional do MPE Brasil. Este reconhecimento ocorrerá em cerimônia que será realizada em outubro de 2017.

Além da entrega dos certificados e troféus aos vencedores, a programação contou com a apresentação do case de sucesso da empresa Toth Tecnologia, de Porto Alegre, consagrada como empresa mais inovadora do Brasil em 2015. Sediada no Parque Tecnológico TECNOPUC, desenvolve projetos, componentes e soluções voltados para a área médica, como monitores cardíacos, desfibriladores e centrais de monitoramento à distância.

Fotos: MARCELO DARGELIO - Fonte: Eduardo Rocha/Divulgação