×SegurançaGeralViver BemCasa e DecoraçãoCucina NBModa e EstiloVeículosQuem somosEsporteSeu PetFotosViagensTecnologiaVídeos

“Encontro com Orlikowski” mobiliza voluntários para ajudar o Mestre da Aquarela

Com a saúde debilitada e vivendo no Lar do Ancião, artista terá valor de obras comercializadas revertido para sua nova rotina de cuidados

20/09/2016 01:37

Há cerca de um ano, a vida de Anastácio Dietrich Orlikowski,sofreu uma mudança brusca. Após um incidente em seu atelier, em Pinto Bandeira,o artista – conhecido como o “Mestre da Aquarela” – já não podia mais viversozinho. De lá para cá, com a ajuda de amigos, passou a residir no Lar doAncião. Mas, além da saúde debilitada, aos 92 anos, ele também tem enfrentadodificuldades financeiras para manter a sua nova rotina, que exige cuidadosmédicos.

Uma nova mobilização de pessoas próximas a Orlikowski deve garantirum pouco mais de tranquilidade nesta nova fase. Na próxima quinta-feira, dia15, ocorre o “Encontro com Orlikowski”, evento que terá como principal objetivocomercializar obras encontradas em seu local de trabalho e reverter o valorpara o sustento do artista.

Uma das idealizadoras da exposição, que além de aquarelastambém reúne xilogravuras, litogravuras, óleos sobre tela, desenhos, esboços eesculturas, é a artista plástica Zilá Nodari, que abre o Zilá Spasso da Artepara a ação solidária. Das 16h às 22h, os visitantes poderão apreciar e comprarvárias obras – por volta das 19h, o próprio Orlikowski estará presente nolocal.

Orlikowski é natural de Porto Alegre, onde nasceu em 1924.Aos três anos, foi levado pelo pai para Berlim e lá, na casa da avó, em que passoutrês anos, começou a fazer os primeiros desenhos. De volta à capital gaúcha epassado algum tempo, formou-se em Artes Plásticas em 1946 e expandiu o seutalento, explorando diversas técnicas. Na década de 1960, veio pela primeiravez a Bento Gonçalves para um trabalho na antiga Dreher e deu início à suarelação com a cidade, onde se estabeleceu definitivamente no final da década de1970.

Por aqui, também foi professor de Desenho e Aquarela naFundação Casa das Artes, que em 2010 deu seu nome à Sala de Exposições, homenagemda qual ele participou na época. Teve dezenas de exposições realizadas e suasobras ganharam o rumo de vários estados brasileiros e outros países.

Encontro comOrlikowski
Dia 15 de setembro, das 16h às 22h (a exposição estaráaberta diariamente até 30 de setembro)
Local: Zilá Spasso da Arte (5º andar do L'AméricaShopping)
Informações: www.facebook.com/events/670519906428667

Fotos: Jorge Bronzato Jr. - Fonte: Divulgação