×SegurançaGeralViver BemCasa e DecoraçãoComer e BeberModa e EstiloVeículosQuem somosEsporteSeu PetRegiãoViagensTecnologiaEmpresas e EntidadesBairrosCulturaVídeos

FTEC é a melhor instituição de ensino superior de Bento na avaliação do MEC

Cursos da faculdade foram muito bem avaliados no Enade, IGC e CPC realizados pelo Ministério de Educação.

09/03/2017 03:50

A FTEC - Faculdade do Fazer tem mais um motivo importante para comemorar a qualidade de ensino que oferece aos seus acadêmicos. A faculdade foi a melhor instituição de ensino superior de Bento Gonçalves na avaliação realizada pelo Ministério da Educação (MEC). A maioria dos cursos da instituição receberam as melhores notas no Conceito Enade (CE), Conceito Preliminar do Curso (CPC) e no Índice Geral de Cursos (IGC). As notas foram divulgadas nesta quarta-feira, 8 de março, pelo MEC.

No Conceito Enade, o levantamento de qualidade do ensino superior realizado pelo MEC apresenta um recorte específico somente a partir do desempenho na prova do Enade (sem considerar avaliação de estrutura, como no CPC, ou nota da pós-graduação, como no IDG). No Conceito Enade, em 2015 somente 5% dos cursos alcançaram nota 5, a máxima possível.Entre eles está o curso de Gestão Financeira da FTEC. A faculdade de Bento Gonçalves ainda teve duas nota 4 nos cursos de Marketing e Gestão de Recursos Humanos.

O MEC também divulgou o resultado do Índice Geral de Cursos (IGC), que considera em conjunto o desempenho da pós-graduação e da graduação. A maior concentração de notas acima da média (4 e 5) foi observada nas instituições públicas. Um total de 28% das instituições públicas receberam nota 4, contra 15% das particulares. Entre os 15% com nota 4 está a FTEC, unica instituição de ensino superior privada com esta nota. As demais atingiram a nota 3.

No Conceito Preliminar de Curso (CPC), que avalia exclusivamente o nível dos graduandos e a estrutura da instituição, as notas possíveis variam entre 1 e 5. O MEC considera insuficiente qualquer conceito com notas 1 e 2. Segundo o MEC, o desempenho insatisfatório, com notas abaixo de 3, foi verificado em 893 cursos de graduação, o equivalente a 11% do universo avaliado em 2015.

Os dados de 2015 mostram ainda que só 27,7% dos cursos tiveram notas acima da média (4 e 5). Os considerados excelentes, com nota máxima (5), representam apenas 1,2% do total. O restante – 26,5% dos cursos – recebeu conceito 4. A maioria dos cursos avaliados, no entanto, (57,7%) ficou com nota 3, considerada como a média. Outros, 0,3% dos cursos tiveram conceito 1, e 3,2% ficaram sem conceito. Neste quesito, a FTEC também ficou a frente das demais instituições de ensino superior, conquistando nota 4 nos cursos de Marketing, Gestão de Recursos Humanos e Gestão Financeira, além de duas notas 3 nos cursos de Processos Gerenciais e Gestão de Qualidade.

De acordo com cada caso, cursos com notas insatisfatórias podem receber sanções do MEC. Uma delas é o impedimento da abertura de novas vagas ou de fechamento de parcerias com Prouni ou Fies.

O desempenho dos cursos das instituições de Bento Gonçalves

CONCEITO ENADE

FTEC

Gestão Financeira - Nota 5

Tecnologia em Marketing - Nota 4

Gestão em Recursos Humanos - Nota 4

Tecnologia em Processos Gerenciais - Nota 3

Gestão de Qualidade - Nota 2

UCS - Campus Bento Gonçalves

Administração - Nota 3

Ciências Contábeis - Nota 3

Direito - Nota 3

Design - Nota 3

Turismo - Nota 2

FSG

Direito - Nota 3

Administração - Nota 3

Psicologia - Nota 3

Ciências Contábeis - Nota 3

Design - Nota 2

Faculdade Cenecista

Publicidade e Propaganda - Nota 4

Administração - Nota 2

Ciências Contábeis - Nota 2

Tecnologia em Gastronomia - Nota 2

Turismo - S/C

IFRS - Campus Bento Gonçalves

Tecnologia em Logística - Nota 5

ÍNDICE GERAL DE CURSOS (IGC)

FTEC - Nota 4

IFRS - Nota 4

UCS - Nota 3

Uniasselvi - Nota 3

FSG - Nota 3

Cenecista - Nota 3

CONCEITO PRELIMINAR DE CURSO (CPC)

FTEC

Tecnologia em Marketing - Nota 4

Gestão de Recursos Humanos - Nota 4

Gestão Financeira - Nota 4

Processos Gerenciais - Nota 3

Gestão de Qualidade - Nota 3

FACULDADE CENECISTA

Publicidade e Propaganda - Nota 4

Administração - Nota 3

Ciências Contábeis - Nota 3

Turismo - S/C

Gastronomia - Não estava autorizado em 2015

FSG

Administração - Nota 3

Direito - Nota 3

Psicologia - Nota 3

Ciências Contábeis - Nota 3

Design - Nota 3

UCS - Campus Bento Gonçalves

Administração - Nota 3

Direito - Nota 3

Ciências Contábeis - Nota 3

Design - Nota 3

Turismo - Nota 3

IFRS - Campus Bento Gonçalves

Tecnologia em Logística - Nota 3


 

Fotos: MARCELO DARGELIO - Fonte: Marcelo Dargelio