×SegurançaGeralViver BemCasa e DecoraçãoComer e BeberModa e EstiloVeículosQuem somosEsporteSeu PetFotosViagensTecnologiaCulturaVídeosEmpresas e EntidadesBairros

Jornada de Cardiologia reuniu principais nomes da especialidade no Brasil

Evento realizado pelo Departamento de Cardiologia do Hospital Tacchini trouxe profissionais como o médico Ricardo Stein, especialista em medicina esportiva.

11/11/2019 10:32

Aconteceu no Hotel Villa Michelon a 4ª edição da Jornada de Atualizações em Cardiologia, promovida pelo Departamento de Cardiologia do Hospital Tacchini, com o apoio do Instituto Tacchini de Pesquisa em Saúde. Realizado a cada dois anos, o evento de 2019 superou as expectativas da organização.

De acordo com o o médico cardiologista Ricardo De Gasperi, que esteve à frente da coordenação da Jornada, a realização do primeiro simpósio multidisciplinar, contando com a presença de fisioterapeutas, psicólogos, educadores físicos, enfermeiros e nutricionistas, foi um dos destaques desta edição do evento. "Não bastasse esta integração, tivemos pessoas de fora do Estado e os palestrantes e temas propostos ficaram no nível dos grandes congressos realizados no país”, comemorou o médico.

Entre os participantes da Jornada esteve o Dr. Ricardo Stein, que é considerado um dos profissionais mais conceituados dentro da medicina esportiva e autor das principais diretrizes da área. “Ele quer ‘abraçar’ o simpósio numa próxima edição, o que mostra sua aceitação. Hoje, cada vez mais, a medicina migra para um atendimento multidisciplinar ao paciente, onde cada profissional procura melhorar cada vez mais o atendimento oferecido. Ou seja, temos muito a explorar nas edições futuras”, comentou De Gasperi.

Além de discutir temas atuais com profissionais que são referência na área da Cardiologia, os participantes da Jornada tiveram a oportunidade de dirimir dúvidas com os próprios autores de trabalhos. “Entre os palestrantes, por exemplo, estava o Dr Otávio Berwanger, Chefe da Pesquisa Clínica do Hospital Albert Einstein, sendo hoje uma sumidade em publicações científicas no Brasil e uma referência mundial. Também do Centro do país, estiveram o Dr. Ricardo Alkmim, presidente da Sociedade Brasileira de Arritmias e o Dr. Daniel Chamie, uma das principais autoridades mundiais em avaliação fisiológica de lesões coronarianas”, comemora.

Para 2021, embora a data ainda não esteja definida, diversos palestrantes já se colocaram à disposição para participar, o que mostra que a jornada está entre os maiores eventos científicos realizados no Estado. “Já nesta edição, saímos um pouco da Cardiologia como tema central e abordamos outras áreas como a cardiologia relacionada à oncologia, o AVC, o diabetes, o tromboembolismo pulmonar. São patologias que o cardiologista precisa conhecer e, para uma próxima edição, já estão colocando na pauta junto a outros que, com certeza, serão apresentados”, conclui De Gasperi.


Fotos: Notícias de Bento - Fonte: Divulgação