×SegurançaGeralViver BemCasa e DecoraçãoCucina NBModa e EstiloVeículosQuem somosEsporteSeu PetFotosViagensTecnologiaVídeos

Movergs promove curso sobre Exportação

“Drawback I – Novas Possibilidades nas Operações de Exportação” é o tema do evento que será realizado no dia 28 de setembro, a partir das 9h, no Auditório C, do CIC/BG.

20/09/2016 01:23

Para manter o desenvolvimento da cadeia de madeira e móveis, a Associação das Indústrias de Móveis do Estado do Rio Grande do Sul (Movergs) está promovendo diversas atividades ao longo do ano. Dentre elas, o curso “Drawback I – Novas Possibilidades nas Operações de Exportação”. O evento será realizado no dia 28 de setembro, a partir das 9h, no Auditório C, do CIC/BG. 

Ministrado pela educadora da Universidade Corporativa Banco do Brasil, Priscila Pagliarini Sartori, o curso tem o objetivo de apresentar as características do regime aduaneiro especial de Drawback, aquisição no mercado interno e importações realizadas pelas empresas, permitindo a identificação de possibilidades da utilização deste mesmo sistema nas operações de exportação.

No conteúdo serão abordados temas, como: Regimes Aduaneiros, Conceitos e Modalidades do Drawback, Beneficiários e Produtos, Operações Especiais: Genérico, Embarcação e Intermediário, Laudo Técnico, Operacionalização: Drawback Integrado Suspensão e Drawback Integrado Isenção e também casos em que o benefício não pode ser concedido.

Mais informações ou inscrições podem ser feitas no site www.movergs.com.br, e-mail: atendimento@movergs.com.br ou pelo telefone (54) 2102.2450, até o dia 15 de setembro. 

Sobre a Movergs

Com mais de 29 anos de atuação, a Movergs representa as indústrias moveleiras no Estado do Rio Grande do Sul, e tem como lema “unir para fortalecer, renovar para crescer”. Em 2015, somente em Bento Gonçalves, o setor moveleiro faturou R$ 2,2 bilhões entre 300 empresas do segmento. Dentro da indústria de transformação, a área moveleira é a que mais emprega. É, portanto, de significativa contribuição para o desenvolvimento econômico e social da cidade que é um dos principais polos do segmento no Brasil.

O Rio Grande do Sul tem, atualmente, 2.750 empresas moveleiras, que respondem por 18,4% do total de móveis fabricados no Brasil. Essa participação confere ao Estado posição de liderança como maior produtor do país. No ano passado, as indústrias de móveis faturaram R$ 6,73bilhões e exportaram mais de U$ 183 milhões. Também foram responsáveis pela geração de mais de 39 mil empregos. Tais indicadores demonstram o quão representativo é o segmento no contexto da economia gaúcha, tanto pela geração de renda e tributos, quanto de postos de trabalho.

 

Fotos: Divulgação - Fonte: Divulgação