×SegurançaGeralViver BemCasa e DecoraçãoCucina NBModa e EstiloVeículosQuem somosEsporteSeu PetFotosViagensTecnologiaVídeos

Prefeito pede recursos para obras na BR 470 ao ministro da Infraestrutura

Passarela no acesso ao bairro Conceição, prolongamento da malha viária na Travessa Guaíba e o mergulhão junto ao trevo próximo ao Posto do Hélio foram as solicitações.

11/01/2019 11:16

O prefeito Guilherme Pasine está em Porto Alegre na manhã desta sexta-feira, 11. Ele tem encontro com o governador Eduardo Leite, para convidá-lo para a abertura da Vindima, que acontece no dia 18. Na oportunidade, o prefeito encontrou o ministro de Infraestrutura, Tarcísio de Freitas, e entregou pedido de obras na BR 470 que vão facilitar a travessia da população em alguns trechos.

O encontro entre Pasin e o ministro Tarcísio Freitas ocorreu na manhã desta sexta-feira. O prefeito pediu que o ministro destinasse recursos econômicos para a elaboração de projetos executivos e posterior execução de três obras na BR 470.  Uma delas é o prolongamento da malha viária da Travessa Guaíba, utilizando a faixa de domínio do DNIT. As demais seriam a colocação de uma passarela metálica para pedestres, localizada na Rua Santo Antônio, passando sobre a rodovia, e uma intervenção no acesso norte que consiste em uma passagem de nível inferior (mergulhão) já projetada pela prefeitura, promovendo assim a reorganização do trevo junto à BR 470.

A solicitação das obras é justificada, devido à grande urbanização aliada as dificuldades enfrentadas no planejamento do sistema viário do município. "A proliferação dos aglomerados populacionais em torno dos grandes centros urbanos tem tido como uma das consequências imediatas a necessidade de gerir de forma mais racional o sistema de transportes em meio urbano. Neste contexto, quando as áreas urbanizadas dificilmente comportam novas infraestruturas viárias à superfície, sem causar uma deterioração inaceitável do meio ambiente (em espaço urbano), é usual recorrer-se ao uso do espaço subterrâneo, para construir infraestruturas viárias, como são o caso dos túneis rodoviários", destaca o prefeito.

O mergulhão projetado para o trevo da BR 470, nas proximidades do Posto do Hélio, denominada de Intervenção no Acesso Norte, consiste na execução de uma obra que tem por objetivo promover a interligação de malhas viárias municipais e interligar bairros, visando um melhor escoamento do trânsito neste local, onde já há milhares de pessoas residindo e transitando diariamente.

Fotos: Divulgação - Fonte: Notícias de Bento