×SegurançaGeralViver BemCasa e DecoraçãoComer e BeberModa e EstiloVeículosQuem somosEsporteSeu PetRegiãoViagensTecnologiaVídeosEmpresas e EntidadesBairrosCultura

Prefeito solicita a ministro habilitação do PA de São Roque como UPA tipo I

Mudança permitiria que unidade de saúde da Zona Norte recebesse recursos do Governo Federal.

17/01/2017 08:29

O prefeito Guilherme Pasin  aproveitou o encontro com o ministro da Saúde, Ricardo Barros, nesta segunda-feira, 9, em Porto Alegre, durante a entrega de ambulância do Samu, e reivindicou a captação de recursos para o Pronto Atendimento 24h  do bairro São Roque. O objetivo do chefe do Executivo Municipal é que o PA 24h seja habilitado como Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do tipo 1. 

Segundo os argumentos do prefeito o atual Pronto Atendimento, localizado no São Roque, conta com um atendimento médio de 169 pacientes, com 8 leitos e dois médicos por turno. Com estes dados, o PA 24h já estaria apto a receber recursos do Governo Federal como uma UPA do tipo I. "Essa unidade já está funcionando em regime integral, atendendo uma população superior a 50 mil habitantes. Com esta habilitação, poderiamos prestar um serviço com ainda mais qualidade", afirma o prefeito.

O que é preciso para ser habilitada uma UPA I

Para ser considerada uma UPA tipo I, a unidade precisa funcionar 24 horas por dia, sete dias por semana e poder resolver grande parte das urgências e emergências, como problemas de pressão e febre alta, fraturas, cortes, infarto e derrame. Além disso, precisa ter no mínimo sete leitos de observação, capacidade de atendimento médio de 150 pacientes por dia, atingindo entre 50 mil a 100 mil habitantes. 

Prefeito e secretário receberam nova ambulância

O prefeito Guilherme Pasin, e o secretário Municipal de Saúde, Diogo Segabinazzi Siqueira participaram na manhã desta segunda-feira, 9 de janeiro, da solenidade de entrega de ambulâncias realizada pelo Governo Federal, na cidade de Esteio. Na ocasião, o presidente Michel Temer entregou 61 novas ambulâncias para municípios do Rio Grande do Sul. Bento Gonçalves foi à única cidade da Serra contemplada com uma UTI Móvel para o SAMU.


Fotos: MARCELO DARGELIO - Fonte: Emanuele Nicola/Divulgação