×SegurançaGeralViver BemCasa e DecoraçãoComer e BeberModa e EstiloVeículosQuem somosEsporteSeu PetRegiãoViagensTecnologiaEmpresas e EntidadesBairrosCulturaVídeos

Prefeitura recebe mais 1.100 testes rápidos para Covid-19

Além do repasse feito pelo Governo do Estado, unidade local da empresa Smurfit Kappa doou kits de testagem e EPIs para utilização pelos profissionais da UPA 24h

20/05/2020 02:55

Nesta semana, a prefeitura de Bento Gonçalves recebeu mais uma remessa de 1.000 testes rápidos para Covid-19, encaminhados pelo Governo do Estado. Os exames, de acordo com a administração, tem sido direcionados a pacientes com sintomas graves, além de profissionais de saúde e da segurança pública, idosos e demais pessoas monitoradas pela Secretaria da Saúde.

Além disso, a unidade local da empresa Smurfit Kappa – especializada em embalagens de papel – doou mais 100 kits de testagem para o Poder Público, juntamente com aventais, toucas, máscaras cirúrgicas e máscaras PFF2, álcool gel e álcool etílico, para utilização na UPA 24h. A doação foi entregue pelo gerente geral da companhia, Claúdio Magalhães, juntamente com outras pessoas da equipe.

Segundo a prefeitura, até o momento já foram feitos cerca de mil testes na cidade. Destes, 392 tiveram resultado negativo para Coronavírus.

Dados da Vigilância Epidemiológica demonstram que em 63,3% (175) dos casos confirmados a infecção foi diagnosticada através do exame PCR. Em outros 100 casos, a detecção ocorreu através da realização de testes rápidos. 

Qual a diferença dos testes?

O exame laboratorial identifica nas secreções das vias aéreas o vírus causador da Covid-19. Já o teste rápido, chamado de exame imunocromatográfico, detecta em uma gota de sangue da pessoa (coletada geralmente da ponta do dedo) a presença de anticorpos produzidos pelo organismo em resposta à infecção pelo Coronavírus. 

Quando o teste rápido é aplicado?
O protocolo é indicado para pessoas que estejam há pelo menos 10 dias com sintomas, para que o sistema imunológico tenha tempo para produzir essa defesa contra o vírus. O resultado fica pronto em 20 minutos. 

Qualquer pessoa que chegar na UPA com sintomas pode fazer o teste rápido?
Não, o teste somente será realizado em pacientes que estiverem há pelo menos 10 dias com sintomas, seguindo o protocolo.

Fotos: José Martim Estefanon/Divulgação Prefeitura - Fonte: