×SegurançaGeralViver BemCasa e DecoraçãoComer e BeberModa e EstiloVeículosQuem somosEsporteSeu PetRegiãoViagensTecnologiaVídeosEmpresas e EntidadesBairrosCulturaVariedadesEleiçõesBrasil

PREVENÇÃO: Sistema permite registro de casos suspeitos de Covid-19 no trabalho

Ferramenta disponibilizada pela Secretaria Estadual da Saúde (SES) pode ser alimentada com dados sobre o contágio na indústria, comércio e serviços, para evitar ou rastrear eventuais surtos

12/08/2020 11:40

Um sistema para notificação de sintomas gripais em trabalhadores do setor industrial, do comércio e de serviços foi disponibilizado pela Secretaria Estadual da Saúde (SES). O objetivo é identificar, de forma mais ágil, casos suspeitos da Covid-19 em ambientes de trabalho.

Para alimentar o sistema, cabe aos empresários ou responsáveis pelas áreas de pessoal de lojas, negócios e empreendimentos fazerem o cadastro e o registro dos casos detectados. As empresas poderão acessar a ferramenta para a inclusão das notificações em http://www.notificacovidtrabalho.saude.rs.gov.br e se cadastrar clicando no campo "Cadastrar empresa". Após isso, a empresa receberá uma senha e estará habilitada para incluir as notificações.

Com este instrumento, gestores da saúde podem agir de forma preventiva, identificando locais de trabalho, categorias de trabalhadores e atividades econômicas com maiores riscos para surtos. Também será possível qualificar a base de dados epidemiológicos sobre os casos de Síndrome Gripal (SG), Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) e suspeitos para Covid-19 nos municípios e nas regiões do Estado.

Esse sistema de gestão, que possibilitará um melhor planejamento das ações de vigilância em saúde do trabalhador, foi desenvolvido pelas vigilâncias em Saúde do Trabalhador e Epidemiológica, em parceria com a Procergs e o Departamento de Gestão e Tecnologia da Informação/Projetos (DGTI) da SES. Em caso de dúvidas, é possível entrar em contato pelo e-mail: trabalhador-cevs@saude.rs.gov.br.

Fotos: - Fonte: