×SegurançaGeralViver BemCasa e DecoraçãoCucina NBModa e EstiloVeículosQuem somosEsporteSeu PetFotosViagensTecnologiaVídeos

Projeto envolve estudantes com a cidadania e a literatura

Iniciativa da Escola de Temp Integral So Rãoque, em parceria com a Parceiros Voluntários, une o hábito da leitura com a solidariedade para desenvolver os alunos

14/09/2019 09:36

Cidadania e solidariedade caminham juntas na Escola Municipal de Tempo Integral São Roque – Professora Nilza Côvolo Kratz, em Bento Gonçalves. Professores e alunos da instituição estão engajados em um projeto que transporta o apreço pelos livros para além dos muros da escola. A iniciativa "Voos literários: encanto e conhecimento" estimula os estudantes a tornarem frequente o hábito da leitura e ainda, compartilha-lo com a comunidade, levando a magia do mundo literário a instituições assistenciais do município. A ação integra o projeto ‘Tribos nas Trilhas da Cidadania’, encabeçado pela ONG Parceiros Voluntários, do qual a escola participa desde 2017.

Periodicamente, os alunos visitam essas instituições e partilham seus livros prediletos ou os próprios textos com quem está disposto a ouvi-los. Toda a comunidade escolar participa das atividades – no total, são 260 envolvidos, do 1º ao 9º ano do ensino fundamental. “O projeto nasceu da necessidade de melhorar a interpretação e enriquecer o vocabulário das crianças, além de mostrar que a leitura pode ser compartilhada com outras pessoas, um momento de encontro com o outro”, relata a diretora da instituição, Andreza Ana Peruzzo.

A ação mais recente proposta pelo grupo de voluntários ocorreu no início do mês de setembro, quando o nono ano da escola visitou o Lar do Ancião para um ‘chá literário’ com idosos residentes na casa. Atualmente, o Lar atende a 50 idosos com idades que variam de 60 a 96 anos. “A ação nessa entidade tem grande importância, pois muitas das vovós e vovôs não leem mais. Além de todos os benefícios pedagógicos promovidos pelo ato de ler, a compreensão de que a leitura encanta, aproxima e contribui para a formação do cidadão leitor é o principal ganho do projeto”, relata a diretora da escola, Andreza Ana Peruzzo. A EMTI foi fundada em 2014 e fica na Rua Arlindo Franklin Barbosa, no bairro São Roque.

Sobre a ONG

A Parceiros Voluntários atua em uma campanha permanente para incentivar o trabalho voluntário e inspirar novas parcerias. Os interessados em participar – sejam pessoas físicas ou jurídicas – podem escolher ações que estiverem relacionadas às suas habilidades e que, ao mesmo tempo, proporcionam bem-estar comunitário. Em Bento Gonçalves, é mantida pelo Centro da Indústria, Comércio e Serviços (CIC-BG). Mais informações podem ser obtidas pelo (54) 2105-1999 ou pelo e-mail parceiros@parceirosvoluntarios-bg.org.br.


Fotos: Divulgação - Fonte: Exata Comunicação