×SegurançaGeralViver BemCasa e DecoraçãoCucina NBModa e EstiloVeículosQuem somosEsporteSeu PetFotosViagensTecnologiaVídeos

Projeto OAB vai à Escola é retomado nas escolas municipais

Parceria da entidade com a SMED vai permitir que os alunos da rede municipal tenham palestras sobre direito e cidadania

20/05/2016 05:20

A Secretaria Municipal de Educação (SMED) e a Subseção de Bento Gonçalves da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/BG) estão juntas na retomada dos trabalhos do projeto OAB vai à Escola, realizado pela Comissão Especial do Jovem Advogado (CEJA). Desde 2013 o projeto não era realizado em Bento Gonçalves e, através desta parceria, inúmeras escolas do Município serão beneficiadas com as ações. 

A primeira palestra do OAB vai à Escola deste ano será na sexta-feira, 20, às 8h, na EMEF Lóris Antônio Pasquali Reali, localizada no Vale dos Vinhedos. O tema escolhido pela Escola foi "Direito e Cidadania: Constituição Federal", no qual serão abordados os direitos e garantias fundamentais dos cidadãos e o Estatuto da Criança e do Adolescente com ênfase no Ato Infracional e as medidas socioeducativas aplicadas.

O projeto tem por objetivo conscientizar alunos das escolas públicas sobre a importância dos direitos humanos e da cidadania, através de palestras e debates realizados por advogados voluntários da Subseção local. Foram disponibilizados para as escolas três temas, sendo que o educandário opta por um para ser apresentado: 

1. "Direito e Cidadania: Constituição Federal" no qual serão abordados os direitos e garantias fundamentais dos cidadãos e o Direito do Consumidor, ressaltando o perigo cibernético e os limites do direito de reclamar.

2. "Direito e Cidadania: Constituição Federal" no qual serão abordados os direitos e garantias fundamentais dos cidadãos e o Estatuto da Criança e do Adolescente com ênfase no Ato Infracional e as medidas socioeducativas aplicadas.

3. "Direito e Cidadania: Uma abordagem sobre violência doméstica e violência na escola", enfatizando o bullyng e as formas de denúncia, uso e porte de drogas e suas responsabilidades. 

Fotos: Divulgação - Fonte: Divulgação