×SegurançaGeralViver BemCasa e DecoraçãoComer e BeberModa e EstiloVeículosQuem somosEsporteSeu PetFotosViagensTecnologiaBairrosCulturaVídeosEmpresas e Entidades

Revivi e Coordenadoria da Mulher promovem caminhada pelo fim da violência contra a mulher

Evento ocorre neste sábado, 26, a partir das 8h30min, com saída da Via del Vino e chegada na praça da igreja São Bento.

30/11/2016 04:56

A cada 24 horas, pelo menos três mulheres são agredidas em Bento Gonçalves pelos seus companheiros. Esta situação alarmante e muito preocupante está ganhando conotação pública desde a segunda-feira, 21. O Centro Revivi e a Coordenadoria da Mulher de Bento Gonçalves iniciaram  as atividades que marcam os 16 dias de ativismo pelo fim da violência contra a mulher. Na segunda e na quarta-feira, 23, a equipe do Revivi esteve na Via Del Vino com material de divulgação do Centro Revivi e das ações do período de ativismo. A atividade se repetirá nesta sexta-feira, 25, dia da Não-Violência contra a Mulher. No sábado, 26, acontece uma caminhada pelas principais ruas da cidade, onde homens e mulheres são convidadas a participar do movimento.

Na terça-feira, 22, foi lançado nas redes sociais um audiovisual da Caminhada da Não-Violência contra a mulher, que será realizada neste sábado, 26. No vídeo consta um resumo da história que originou o Dia Internacional Da Não Violência Contra a Mulher e um convite a toda comunidade para participar do evento. O evento terá saída da Via Del Vino e chegada na Praça Achyles Mincarone (Igreja do bairro São Bento). A ação inicia às 8h30min com credenciamento e entrega das camisetas, seguida por cerimonial de abertura às 9h, apresentação de uma psicóloga e sorteio de brindes às 9h15min, alongamento com profissional de educação física às 9h30min, e início da caminhada às 9h40min. Durante o percurso, haverá distribuição de água e kit de alimentação com barra de cereal e fruta. A atividade encerra com sorteio de brindes, aula de zumba e de defesa pessoal.

Segundo a coordenadora do Centro Revivi e da Coordenadoria da Mulher, Arari Balotin, é muito importante que toda a comunidade esteja engajada neste movimento e ajude a diminuir o número de casos de agressões que ocorrem em Bento Gonçalves. Arari comemora a participação de várias empresas e entidades parceiras na realização deste evento. "A caminhada é mais uma forma de mostrarmos para a sociedade que precisamos dar um basta na violência contra a mulher. Contamos com a participação dos bento-gonçalvenses em nosso projeto", destaca a coordenadora.

Além da caminhada, mais eventos serão realizados até o dia 6 de dezembro, Dia Nacional de Mobilização dos Homens pelo fim da Violência contra as Mulheres. No dia 30, na Câmara de Vereadores, haverá uma reunião com a Frente Parlamentar dos Homens Pelo Fim da Violência contra as Mulheres, oportunidade em que será debatida a possibilidade de ser criada a Semana Municipal do Combate à Violência contra a Mulher. 

No dia 5 de dezembro, às 18h, na Câmara de Vereadores, haverá a distribuição de laços brancos para os homens. A ação se repetirá no dia 6 de dezembro, na Via Del Vino, das 9h às 17h. Além destas atividades, desde o dia 10 de novembro, as equipes do Revivi e da Coordenadoria da Mulher estão realizando junto às UBSs e ESFs, palestras referentes aos Direitos da Mulher em situação de violência. As palestras são direcionadas aos grupos que acontecem nas Unidades, às equipes que nelas trabalham e à comunidade em geral, conforme cronograma.

Palestras sobre a violência contra a mulher


Data/Horário             Local (UBS/ESF)                Público-Alvo

24/11, às 21h           São Valentin                        Grupo da zumba

25/11, às 13h30       Conceição                            Grupo de hipertensos e diabéticos

28/11, Manhã           CRMI                                     Sala de espera

29/11, às 14h           Zona Sul                              Sala de espera

05/12, às 13h30       Aparecida                             Mulheres da comunidade

05/12, às 15h           Progresso                             Diabéticos e insulina dependentes

05/12, às 14h           Barracão                               Oficina de artesanato

06/12, às 10h30       Licorsul                                 Equipe de trabalho

06/12, às 14h           Santa Helena                      Grupo de diabéticos

07/12, às 13h30       Zatt                                        Equipe de trabalho

07/12, às 14h           Ouro Verde                          Grupo de Gestantes

Fotos: MARCELO DARGELIO - Fonte: Marcelo Dargelio