×SegurançaGeralViver BemCasa e DecoraçãoComer e BeberModa e EstiloVeículosQuem somosEsporteSeu PetRegiãoViagensTecnologiaVídeosEmpresas e EntidadesBairrosCulturaVariedadesEleiçõesBrasil

Secretaria da Saúde de Bento testou 4.600 pessoas para Covid-19 até o momento

Nesta semana, o município recebeu mais 1.520 kits rápidos para detecção do Coronavírus, adquiridos por meio do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Sustentável da Serra Gaúcha (Cisga)

17/07/2020 10:17

Bento Gonçalves recebeu nesta semana mais 1.520 testes rápidos para detecção do contágio por Coronavírus, adquiridos através do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Sustentável da Serra Gaúcha (Cisga). No total, de acordo com dados divulgados pela prefeitura nesta quinta-feira, dia 16, a Secretaria da Saúde do município já realizou 4.607 testes, entre os rápidos e os do tipo PCR, este último considerado o mais confiável.

Os testes são realizados seguindo os protocolos estabelecidos: são testados pacientes com sintomas graves, além de profissionais de saúde e da segurança pública, idosos e demais pessoas monitoradas pela Secretaria da Saúde. A janela de testagem é após o 10º dia de aparecimento dos primeiros sintomas. "Para que tenhamos resultados corretos e possamos oferecer o tratamento para estas pessoas, temos que seguir um protocolo e uma quantidade de dias correta para realização destes testes. É importante que as pessoas sigam as orientações corretas de isolamento social", destaca o coordenador médico da Secretaria, Marco Antônio Ebert.

De acordo com dados da Vigilância Epidemiológica, dos casos confirmados, em 46,5% a infecção foi diagnosticada através de um exame laboratorial PCR, e o restante através de testes rápidos. Em live nas redes sociais na última  segunda-feira, 13, o prefeito Guilherme Pasin anunciou autorização para processo licitatório para compra de mais 15 mil testes, sendo cinco mil testes rápidos, cinco mil Elisa e cinco mil PCR. "Nós adotamos uma política diferente dos demais municípios, pois acreditamos que quanto mais testarmos mais reais serão os dados, melhor saberemos o comportamento do vírus. Só assim podemos adotar estratégias de planejamento. Paralelo a isso, estruturamos nossos leitos de isolamento, de UTI, passando de 20 para 50, adquirimos respiradores, sendo hoje 75 disponíveis. Nossa população não ficará sem atendimento", garante o chefe do Executivo municipal. 

Fotos: - Fonte: