×SegurançaGeralViver BemCasa e DecoraçãoCucina NBModa e EstiloVeículosQuem somosEsporteSeu PetFotosViagensTecnologiaVídeos

Settimana Italiana di Bento inicia nesta segunda-feira, 16

Evento seuge até o dia 22.comemorando os 141 anos da chegada dos imigrantes italianos na região

17/05/2016 09:04

A Settimana Italiana di Bento começa nesta segunda-feira, 16, e seguirá até o dia 22 de maio oferecendo exposições, sessão de cinema, espetáculos cênicos e shows de corais. Parte da programação cultural do evento acontecerá na Fundação Casa das Artes (Rua Herny Hugo Dreher, 127 – bairro Planalto). O lançamento do evento acontece a partir das 18h30min, na Via del Vino. Todos os eventos têm entrada franca.

O grupo Fanfarra Bersaglieri e o Coral Caminhos de Faria Lemos farão a abertura das festividades nesta segunda, 16, apresentando músicas italianas na Via del Vino, às 19h. A partir desta segunda-feira, o público poderá acompanhar duas exposições, ambas sediadas no hall de entrada da Casa das Artes. “A Bento Gonçalves que Guardamos no Olhar” reproduz em pinturas fotos antigas da cidade, datadas entre 1890 e 1955. Já o artista plástico Dalcir Marcon mostrará esculturas com motivos religiosos.

Na terça-feira, 17, oito corais da cidade participam de um festival na Via del Vino, a partir das 19h. Na quinta-feira, 19, a Sala Pública de Cinema da Casa das Artes exibirá o filme “Il Rosso e Il Blu” (O Vermelho e o Azul), de Giuseppe Piccioni, às 19h. Na produção de 2012, quatro histórias se entrelaçam envolvendo a comunidade escolar de um colégio em Roma: a de um professor que perdeu a paixão pelo seu ofício, a de um professor suplente, a de uma reitora que precisa cuidar de um adolescente largado pela mãe e a de dois jovens apaixonados.

A Casa das Artes também será cenário para o espetáculo “Raízes de Bento”, montagem cênico-musical que reúne a Associação Famiglia Trentina di Santo Antão, o Coral Vale dos Vinhedos, o Coro Caminhos de Pedra, além de figurantes voluntários. O espetáculo será apresentado na sexta-feira, 20, quando os artistas recontam a saga dos primeiros imigrantes italianos que chegaram à Serra Gaúcha.

Durante todo o período da Settimana Italiana di Bento, o fotógrafo Wagner Meneguzzi exibe no Shopping L’América seu trabalho que reúne ensaios de pessoas anônimas na mostra “Retratos do Invisível Visível”, contemplada em 2015 pelo edital do Fundo Municipal de Cultura.


Fotos: Divulgação - Fonte: Divulgação