×SegurançaGeralViver BemCasa e DecoraçãoComer e BeberModa e EstiloVeículosQuem somosEsporteSeu PetFotosViagensTecnologiaCulturaVídeosEmpresas e EntidadesBairros

Tacchini celebra a vitória de crianças prematuras

Pelo quarto ano consecutivo hospital promoveu o Encontro dos Pequenos Heróis, que reúne as famílias dos bebês que conseguiram superar este momento de dificuldade na luta pela vida.

28/11/2019 10:47

A UTI Neonatal do Hospital Tacchini promoveu o tradicional Encontro dos Pequenos Heróis, na área coberta do Colégio Medianeira. O evento, que chegou à quarta edição, celebrou a vitória de cada uma das crianças que nasceram prematuras e já nos seus primeiros dias, mostraram que são sim, heróis. O encontro marcou o Dia Mundial da Prematuridade, lembrado em 17de novembro.

Além da interação entre os convidados, o encontro permitiu aos profissionais das UTI’s Pediátrica e Neonatal encontrar as crianças por eles atendidas, bem como seus familiares. Vestidos de super-heróis, os integrantes do Grupo de Humanização colocaram as crianças para se divertir. Todas puderam pular nos brinquedos infláveis, pintar o rosto e assistir a apresentações musicais das meninas Sami e Jaiane Trivelin, que tocou violão. Teve ainda distribuição de lanche e diversos pais deram seu depoimento, contando sua experiência e emocionando a todos com suas palavras de amor, superação e fé. “Foi algo muito marcante tanto para nossas equipes quanto para as famílias. Juntos, passamos momentos de angústia, medo e incertezas que se transformaram em união, alegria e belos exemplos de vida”, relata a doutora Elizabeth Meneguzzi, médica Intensivista Pediátrica e Neonatologista da UTI Neonatal do Hospital Tacchini.

Instalada ainda na década de 1980, a UTI Pediátrica mesclava seu atendimento entre bebês e crianças. Por determinação do Ministério da Saúde, em 2013 o setor passou por remodelação, sendo dividido fisicamente. Coordenada pela médica pediatra Simone Caldeira Silva, a UTI Neonatal conta com 10 leitos e equipe multiprofissional formada por 9 Médicos plantonistas, 11 Enfermeiras, 14 Técnicos de Enfermagem, 4 Fisioterapeutas, 2 Fonoaudiólogas, 2 Assistentes Sociais, além de Nutricionista e Psicóloga. Conta ainda com o apoio do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar, Bioquímicos, Radiologistas e Ecografistas e médicos das mais variadas especialidades. O setor atende a crianças com até 29 dias de vida, entre elas, as que nascem prematuras, ou seja, antes das 37 semanas de gestação ou menores de 2 kg.



Instituído pelo UNICEF, o Dia Mundial da Prematuridade mostra que 1 em cada 10 bebês nasce prematuro. O Brasil é 10° país no ranking mundial da prematuridade. Gestação na adolescência, falta de cuidados pré-natais, tabagismo e a desinformação são alguns dos desencadeadores do parto prematuro no Brasil. No período de outubro 2018 a outubro 2019, a UTI Neonatal teve um total de 228 pacientes hospitalizados. Deste total, 62,28% eram pacientes prematuros. O índice de vidas salvas chega a 92,3%.

Nesta semana, a data continuou sendo lembrada no Hospital Tacchini, quando o setor promoveu um ciclo de palestras voltado aos profissionais e acadêmicos da área da saúde.



Fotos: divulgação - Fonte: Notícias de Bento