×SegurançaGeralViver BemCasa e DecoraçãoCucina NBModa e EstiloVeículosQuem somosEsporteSeu PetFotosViagensTecnologiaVídeos

Uvibra deve substituir Ibravin para liberar recursos do Fundovitis

Primeiro passo foi dado nesta sexta-feira, 23, em assembleia extraordinária da entidade para alteração do estatuto e reunir produtores de uva e cooperativas em conselho.

24/08/2019 01:47

A situação envolvendo as contas do Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin) travaram a liberação de recursos do Fundovitis, na ordem de R$ 12 milhões.  A União Brasileira de Vitivinicultura (Uvibra) deve ser a alternativa para substituir o Instituto e passar a gerir os recursos do fundo. O primeiro passo para isso foi dado nesta sexta-feira, 23, durante reunião extraordinária da entidade.

Conforme o presidente da entidade, Deunir Argenta, as indústrias associadas presentes na reunião aprovaram que a Uvibra altere o estatuto para reunir também representantes de produtores de uva e cooperativas em um conselho no âmbito da entidade para decidir sobre a destinação dos recursos do Fundovitis. Os valores, que giram na ordem de R$ 12 milhões, estão travados na conta do Ibravin, que não pode utilizar o dinheiro em função de apontamentos do Tribunal de Contas do Estado relativos à prestação de contas da entidade no período de 2012 a 2016.

Segundo Argenta, o texto do novo estatuto será agora apresentado a cada entidade que vai compor o conselho para ver se cada uma está de acordo, e também para a Secretaria de Agricultura, a fim de se certificar de que o texto vai contemplar os requisitos legais para que o convênio de repasse dos recursos do fundo seja assinado.

O novo estatuto da Uvibra será ainda registrado em cartório antes da assinatura do convênio, para que o repasse seja formalizado. Os recursos do Fundovitis são usados principalmente na promoção do vinho brasileiro e também em trabalhos técnicos.

Fotos: Divulgação - Fonte: Divulgação