×SegurançaGeralViver BemCasa e DecoraçãoCucina NBModa e EstiloVeículosQuem somosEsporteSeu PetFotosViagensTecnologiaVídeos

Vigilância alerta para cuidados com escorpiões na cidade

Espécie encontrada na terça-feira, 5, em Bento Gonçalves não oferece riscos à população. Saiba como se proteger.

07/02/2019 01:13

A Prefeitura de Bento Gonçalves, através do serviço de Vigilância em Saúde informa que a espécie de escorpião encontrada na cidade nesta terça-feira, 05, não oferece riscos à população. Conforme o coordenador da Vigilância, Rafael Vieira, a aparição do escorpião marrom (Tityus costatus) é mais comum na época de verão, mas a espécie não é perigosa e não oferece risco de morte. "Até o momento só tivemos o registro desta espécie na cidade, um escorpião somente, mas continuaremos fiscalizando e pedimos para que a população comunique a Vigilância caso outro escorpião apareça", ressalta. 

Como não há foco do escorpião no Município, a principal forma de evitar a presença do animal é a limpeza periódica de terrenos, evitando o acúmulo de lixo e materiais de construção, pois esses são locais que podem atrair insetos, como baratas, que são sua principal fonte de alimento.  Os escorpiões também podem entrar em residências pelas redes de esgoto. Assim, é orientado que se vede ralos e caixas de gordura. Inseticidas ou outros venenos não possuem eficácia comprovada contra a espécie. 

Alertas e cuidados com escorpiões

Escorpião não ataca - Primeiro é que o escorpião não ataca as pessoas, mas ele pode picar como reação se ele for tocado. Portanto o grande perigo é exatamente quando acidentalmente pisamos ou tocamos nele.

Cuidado redobrado a noite - Segundo é que ele é um animal com hábitos noturnos e se movimenta com muita velocidade, pode subir em paredes e portanto uma das primeiras recomendações que ele deixou foi que afastássemos as camas das paredes. Deixar objetos no chão também não é uma boa ideia, inclusive sapatos.

Rede de esgoto - Outra consideração importante é que todos os acessos à rede de esgoto deve ser bloqueada pois é dali que eles sobem, então o ralo do banheiro deve estar tampado quando não estiver tomando banho e outros ralos ou aberturas que deem acesso a rede de esgoto precisam ser tampadas tão logo não estejam sendo usadas.

Buracos que ligam com a parte externa - Buracos no teto também precisam de cuidados, como os espaços onde são colocados as lâmpadas ou ventiladores de teto.

Casa limpa - O ambiente da casa e também a área externa precisa estar limpo sem acúmulo de sujeira, especialmente de madeiras amontoadas e entulhos. 

Em caso de necessidade ligue para a Vigilância em Saúde - Caso encontre algum animal o telefone de contato é o 3055-7265 / 3055-7312.

Fotos: Divulgação - Fonte: Divulgação