×SegurançaGeralViver BemCasa e DecoraçãoComer e BeberModa e EstiloVeículosQuem somosEsporteSeu PetRegiãoViagensTecnologiaVídeosEmpresas e EntidadesBairrosCulturaVariedadesEleiçõesBrasil

Apaixonados por perfumes

Escolher uma fragrância é algo muito particular tato para o uso pessoal como para presentear. Confira algumas dicas.

02/06/2020 10:53

Pesquisas indicam que brasileiras têm, em média, entre 3 e 5 perfumes em casa. A paixão é tamanha, que o Brasil está sempre entre os principais mercados do mundo seja como consumidor, seja como produtor. Ainda que a fragrância e o gosto pessoal sejam determinantes para a escolha dos vidrinhos, sempre surgem algumas dúvidas: que tipo de perfume dura mais na pele? Como devo guardá-lo? Qual a melhor fragrância para mim? ou para presente ?

Veja dicas preciosas para te ajudar a escolher seu próximo perfume.

Cada pele, um cheiro

Cada pessoa tem um cheiro característico e isso influencia no resultado final da fragrância escolhida. Segundo o Núcleo de Inteligência Olfativa do Grupo Boticário, hábitos de vida, uso de medicamentos e até o clima interferem. Isso quer dizer que mesmo que duas pessoas utilizem o mesmo produto, seus cheiros podem ser parecidos, mas nunca serão iguais.

O processo de escolha do perfume passa pelo “sentir-se bem”, pois ele transmite sua personalidade e até intenções quem nunca teve um perfume apenas para a balada? Não há regras pré-estabelecidas, você precisa se sentir confortável com a fragrância para seus compromissos do dia, assim como ter essa percepção ao presentear alguém .

Hoje se fala muito em guarda-roupa olfativo. Ou seja, assim como a escolha da roupa mais apropriada para cada ocasião, de acordo com a sua personalidade, a fragrância também obedece ao mood de cada um.

E aquela sensação de que não sentimos mais o nosso perfume? Fácil. A resposta está no tempo de exposição. Usar a mesma fragrância por muito tempo pode saturar o olfato. Sendo assim, o melhor é alternar o uso: uma fragrância para o dia e uma para noite.

Fragrâncias mudam conforme a ocasião

Mesmo sabendo que a escolha do perfume é algo pessoal, algumas orientações funcionam na hora de decidir pela infinidade de opções disponíveis no mercado. Para os dias mais quentes, a indicação do especialista é optar por fragrâncias com famílias olfativas de caráter mais fresco e leve, como os florais frescos e verdes, cítricos e frutais.

Já para ocasiões mais íntimas ou dias de mais frio, pode-se optar por famílias mais intensas e marcantes com características mais adocicadas ou ambaradas. Já para situações em que não se quer passar desapercebida, podemos abusar das famílias chypradas e orientais.

Outro ponto a considerar é a concentração das essências  que nada tem a ver com o cheiro em si. Ela determina a durabilidade do perfume na pele. Segundo o Grupo Boticário, um dos maiores especialistas na produção de perfumes, existem 3 tipos de concentração.

Eau de Parfum (ou EDP)

Tem dosagem entre 15% a 20% de concentração e possuem maior durabilidade na pele - aproximadamente 12 horas. São os mais duráveis, normalmente os mais caros e com melhor apresentação;

Eau de toilette/Desodorante Colônia (ou EDT)

Esse tipo de essência tem dosagem máxima 15% em relação a quantidade de álcool do perfume. Eles praticamente dominam o mercado de perfumaria. A durabilidade gira em torno de 6 a 8 horas;

Eau de Cologne/Splash Desodorante Colônia (EDC)

Contam com dosagem máxima de 7% de concentração na composição. São os famosos splashs e fragrâncias de uso abundante e que muitas vezes são reaplicados durante o dia para trazer a sensação de “recém sair do banho”.

Onde e como aplicar o perfume

Escolhido o perfume e entendida a durabilidade da fragrância, vale lembrar em que locais podemos aplicá-lo. Os pulsos, nuca, atrás da orelha e dos joelhos e nos cotovelos são pontos ideias isso porque contam com maior circulação sanguínea, o que ajuda o perfume a dispersar melhor.  Mas lembre-se: menos é mais. Escolha duas dessas áreas e borrife com moderação, no máximo duas vezes. Nunca esfregue os pulsos um no outro. Esse hábito comum muda o cheiro do perfume.

Mais algumas dicas que vão te ajudar a escolher e guardar suas fragrâncias:

- Aplique um pouco de perfume na pele, para sentir como a fragrância se comporta em você;

- No verão, opte por perfumes mais frescos e leves, como os das famílias florais frescos e verdes, cítricos e frutais

- No inverno, aposte em famílias mais intensas e marcantes com características mais adocicadas ou ambaradas. Elas dão o ar de intimidade que a estação pede;

- Para eventos noturnos, quando você não quer passar desapercebida, abuse das famílias Chypradas e Orientais;

- Guarde os vidros em local sem incidência luz direta ou com altas temperaturas. A luz solar, em especial, e o oxigênio são inimigos dos perfumes;

- Os perfumes duram, em média, entre 2 e 3 anos após a fabricação, desde que armazenados adequadamente. O prazo está impresso no frasco.

Na linha Boticário você sempre encontra as melhores opções pra você para presente!

 Veja: Catalogo digital boticário

Fotos: Divulgação - Fonte: bellamais