×SegurançaGeralViver BemCasa e DecoraçãoComer e BeberModa e EstiloVeículosQuem somosEsporteSeu PetRegiãoViagensTecnologiaCulturaVídeosEmpresas e EntidadesBairros

Chineses demonstram interesse no projeto do Trem Regional

Grupo esteve em Caxias do Sul e conheceu detalhes do projeto, que pretende ligar Caxias, Farroupilha, Bento, Garibaldi e Carlos Barosa usando o VLT.

08/02/2020 10:24

O projeto do Trem Regional, que prevê o transporte de passageiros entre Caxias do Sul e Bento Gonçalves, pode ganhar uma nova chance de sair do papel. Durante a semana, prefeitos e secretários de 14 municípios da região estiveram reunidos com representantes do escritório brasileiro da empresa China Railway, responsável pela construção de 70% das rodovias chinesas. Na pauta, esteve em discussão o projeto do Trem da Serra Gaúcha.

Representando Bento Gonçalves, o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Silvio Bertolini Pasin, esteve participando do encontro, que ocorreu na Câmara de Vereadores de Caxias do Sul. A iniciativa pretende ligar os 14 municípios - Bento Gonçalves, Garibaldi, Carlos Barbosa, Farroupilha, Caxias do Sul, Nova Petrópolis, Gramado, Canela, São Francisco de Paula, Cambará, Jaquirana, São José dos Ausentes, Bom Jesus e Vacaria - por meio de uma ferrovia para o transporte de passageiros. Porém, a proposta inicial apresentada aos chineses deve priorizar a ligação entre Bento e Caxias, passando pelas cidades de Carlos Barbosa, Garibaldi e Farroupilha. O planejamento total está dividido em quatro partes. 


Após este encontro, será elaborado um relatório pelo escritório brasileiro e enviado para a matriz chinesa para analisar a viabilidade econômica e financeira do projeto. Um dos veículos que está sendo usado para o tranporte ferroviário de passageiros é o VLT- Veículo Leve Sobre Trilhos, que é moderno, eficiente, confortável e de melhor desempenho que as antigas locomotivas. O VLT tem facilidade de inserção em tecidos urbanos, raios de curvatura reduzidos, capacidade de superar rampas expressivas,  baixo nível de vibração e boa convivência com os demais veículos. Pode ter motores híbridos ou movidos a gás natural, com ganho ambiental e alto índice de eficiência, sendo um transporte seguro e de qualidade.


Fotos: Divulgação - Fonte: NB Notícias