×SegurançaGeralViver BemCasa e DecoraçãoComer e BeberModa e EstiloVeículosQuem somosEsporteSeu PetRegiãoViagensTecnologiaVídeosEmpresas e EntidadesBairrosCulturaVariedadesEleiçõesBrasil

Distanciamento Controlado: Após impasse, Serra volta para a bandeira laranja

Região chegou a adotar protocolos intermediários por conta própria, mas ação foi barrada pela Justiça. Agora, Estado confirma flexibilização que deve durar, no mínimo, até o próximo dia 10

03/08/2020 06:32

Depois de um fim de semana repleto de incertezas quanto às restrições que a Serra deveria manter em relação ao funcionamento das atividades econômicas, o Estado confirmou que a região retorna para a bandeira laranja do Distanciamento Controlado. Assim, até o próximo dia 10, os 49 municípios que formam o conglomerado serrano no modelo gaúcho terão protocolos menos rígidos para operar, incluindo neste novo cenário, após quatro semanas, a permissão de reabertura do comércio não essencial para o atendimento presencial.

O anúncio ocorreu no final da tarde desta segunda-feira, dia 3, em transmissão ao vivo feita pelo governador Eduardo Leite nas redes sociais. Durante a live, Leite explicou que vários indicadores da Serra estagnaram na comparação entre as duas últimas semanas. "É uma estabilização em um patamar alta, mas é uma estabilização importante", salienta o chefe do Executivo estadual.

Na última sexta, em divulgação preliminar, a Serra havia permanecido na vermelha, o que foi revertido após a entrega de um pedido de reconsideração ao Gabinete de Crise. Antes disso, houve uma tentativa de empregar uma "bandeira intermediária", que acabou, em Bento Gonçalves e nas demais cidades, sendofrustrada pela Justiça.

Entre os fatores apontados pelo governador para permitir a retomada da classificação de médio risco para a Serra nesta semana, estão a manutenção no número de hospitalizações – e até a redução, quando se trata de UTI –, o crescimento de óbitos em ritmo não expressivo e a diminuição dos casos ativos em relação aos recuperados. Na sexta-feira, dia 7, um novo mapa preliminar será apresentado.

NESTE LINK, é possível acessar os dados completos da 13ª rodada do Distanciamento Controlado. 

Fotos: Reprodução Distanciamento Controlado - Fonte: