×SegurançaGeralViver BemCasa e DecoraçãoComer e BeberModa e EstiloVeículosQuem somosEsporteSeu PetRegiãoViagensTecnologiaVídeosEmpresas e EntidadesBairrosCulturaVariedadesEleiçõesBrasil

DISTANCIAMENTO CONTROLADO: Serra aprova seu modelo de cogestão junto ao Estado

Dessa forma, quando forem classificados em bandeira vermelha, municípios que aderiram ao plano poderão adotar regras mais brandas

01/09/2020 10:44

O Modelo de Cogestão elaborado pelas Associações de Municípios que fazem parte da Macrorregião da Serra, enviado ao Estado na última semana, foi aprovado pelo governo gaúcho. Dessa forma, as cidades que estão aptas poderão aderir ao novo protocolo quando a região for classificada em bandeira vermelha pelo Distanciamento Controlado.

Dos 49 municípios que fazem parte do conglomerado serrano, 41 aderiram ao plano, o qual possui regras mais brandas que as determinadas pela bandeira vermelha e mais restritivas que a bandeira laranja. A partir desta segunda-feira, dia 31, os municípios passaram a publicar decretos locais regulamentando o tema.

O Estado decretou a possibilidade de gestão compartilhada para as regiões Covid e seus respectivos municípios no dia 11 de agosto. Até o momento, 12 regiões tiveram seus pedidos de cogestão habilitados: Caxias do Sul (Serra), Canoas, Taquara, Novo Hamburgo, Pelotas, Passo Fundo, Palmeira das Missões, Porto Alegre, Capão da Canoa, Lajeado, Santa Cruz do Sul e Santo Ângelo.

NESTE LINK, é possível conferir o modelo regional completo, contendo as aprovações e declarações dos 41 municípios, o plano estruturado, o levantamento de dados da Covid-19 na Serra e a planilha que demonstra como os setores poderão operar através do novo sistema.

Fotos: Divulgação Amesne - Fonte: