×SegurançaGeralViver BemCasa e DecoraçãoComer e BeberModa e EstiloVeículosQuem somosEsporteSeu PetRegiãoViagensTecnologiaCulturaVídeosEmpresas e EntidadesBairros

La Prima Vendemmia encerra com mais de 40 mil visitantes

14ª edição do evento em Nova Roma do Sul bateu todos os recordes de público e caiu no gosto dos visitantes com seis dias de atividades.

02/02/2020 09:50

Reunindo cerca de 40 mil visitantes em dois fins de semana, a La Prima Vendemmia 2020 encerrou neste domingo, em Nova Roma do Sul, com recorde de público. A festa é o principal evento do município e teve início no dia 24 de janeiro. Responsável por abrir o calendário de festas que celebram a colheita de uvas na Serra Gaúcha, a La Prima Vendemmia realizou a sua 14ª edição em 2020.

Ao todo, estima-se que quatro toneladas de uva foram distribuídas ao público. A programação da La Prima Vendemmia contemplou degustação de uvas, shows, jogos coloniais e feira com dezenas de expositores. As atrações eram todas gratuitas e realizadas no Complexo Municipal de Esporte e Lazer, bem no centro do município.

O filó encenado foi outro ponto alto da festa. O evento ocorreu nos dois sábados de programação e contou com a participação de mais de 80 moradores de Nova Roma do Sul. Durante o espetáculo, a comunidade encenou a história da chegada do povo italiano à região embalada pela luz de lampiões. O encontro é considerado o maior filó da Serra Gaúcha.

Ao contrário das edições passadas, a La Prima Vendemmia 2020 foi realizada em dois fins de semana. A presidente da festa, Daniela Grazziotin Fávero, destaca que o clima bom registrado nos dois fins de semana e a programação intensa da feira potencializaram a movimentação do público: "Essa edição ficará marcada especialmente pelo seu tamanho. Não dobramos apenas a quantidade de dias: nós duplicamos as visitas, os passeios, as atrações, os shows e as vendas. A comunidade de Nova Roma mostrou todo o seu potencial e a sua capacidade de realização", ressalta.


Os passeios pelo interior de Nova Roma do Sul partiam dos pavilhões da festa e fizeram sucesso entre os visitantes. Ao todo, quatro roteiros eram oferecidos ao público. Cerca de 1,3 mil pessoas conheceram os pontos turísticos da cidade. “Ficamos impressionados com o envolvimento da comunidade. Estamos em uma época de colheita, então o agricultor tem bastante trabalho na sua propriedade. Mesmo assim, a contribuição foi enorme, o que fez com que a nossa festa fosse ainda maior”, conta o prefeito de Nova Roma, Douglas Pasuch.

O trio de soberanas desta edição da La Prima Vendemmia é formado pela rainha Milena Stefan Volpato e as princesas Jéssica Vanzin e Fernanda Cadoná. A programação do último dia de festa encerrou com o show do cantor sertanejo Loubet. A La Prima Vendemmia ocorre de dois em dois anos, sempre na abertura da vindima. 

OS NÚMEROS DA FESTA

:: A festa reuniu mais de 40 mil visitantes nos seis dias de evento;

:: As duas noites em que cerca de 80 moradores apresentaram o filó cênico registraram, juntas, um público superior a 4 mil pessoas. Ele se consagra, portanto, como o Maior Filó da Serra Gaúcha;

:: A 1ª Corrida em Trilhas e Vinhedos reuniu cerca de 300 participantes;

:: Distribuição de uva: 4 toneladas foram distribuídas gratuitamente para o público;

:: Passeios pelo interior: mais de 1,3 mil pessoas embarcaram nos passeios que levavam os visitantes para diversos pontos do município de Nova Roma do Sul,

:: Visitantes de mais 50 municípios do Rio Grande do Sul e de outros Estados passaram pela festa: há registros de turistas vindos de Estados como Rio de Janeiro, Santa Catarina, Pará, Amazonas e outros pontos do país,

:: Shows musicais: 15 atrações subiram ao palco da La Prima Vendemmia e levaram ao público músicas de diversos estilos, além de apresentações cênicas e humorísticas. Desfilaram entre os nomes o sertanejo Loubet, e as consagradas regionalmente Girotondo e Ragazzi dei Monti. A Programação Cultural da La Prima Vendemmia é uma realização do município de Nova Roma do Sul e da Secretaria Especial da Cultura, através do Ministério da Cidadania e conta com patrocínio da Ceran - Companhia Energética Rio das Antas.

:: Encontro de carros antigos: 150 carros de diversas décadas estacionaram na 14ª La Prima Vendemmia no último domingo do evento. Até um exemplar da década de 1950 estava entre as raridades: trata-se de um Ford Prefect 1951.


Fotos: Juliane Tonin/Divulgação - Fonte: NB Notícias