×SegurançaGeralViver BemCasa e DecoraçãoComer e BeberModa e EstiloVeículosQuem somosEsporteSeu PetFotosViagensTecnologiaEmpresas e EntidadesBairrosCulturaVídeos

Brigada Militar forma soldados que fizeram curso no 3º BPAT

Solenidade ocorre nesta quarta-feira, 7, e é aberta à comunidade. Por ter sediado a capacitação, Bento Gonçalves garantirá um incremento em seu efetivo

06/08/2019 04:35

A formatura dos novos soldados da Brigada Militar que realizaram o curso de formação junto ao 3º Batalhão de Policiamento de Áreas Turísticas (3º BPAT), em Bento Gonçalves, ocorre nesta quarta-feira, dia 7, nos pavilhões do Parque de Eventos. Ao todo, são 28 alunos que participaram da capacitação desde novembro do ano passado. A solenidade está marcada para as 15h e é aberta a toda a comunidade.

A partir de agora, os novos soldados passarão a integrar as diversas unidades da corporação, representando um importante incremento de recursos humanos para atender a sociedade gaúcha. Até o próximo dia 10, o Governo do Estado pretende realizar formaturas em 23 cidades, garantindo neste segundo semestre um reforço de dois mil novos policiais no Rio Grande do Sul.

Ainda não há definição de quantos brigadianos deverão permanecer atuando no 3º BPAT, mas, por ter sediado o curso, o município terá uma parcela da cota de 67 soldados destinada a locais que receberam a formação. A região também deve receber um incremento nos Pelotões de Operações Especiais (POEs), para os quais serão destinados 250 novos servidores.

Formação
Além das aulas teóricas, os novos soldados participaram de atividades práticas e foram submetidos a estágio supervisionado em locais de grande circulação e concentração de pedestres e estabelecimentos comerciais. “Os formandos, durante o estágio operacional realizado nas ruas de diversas cidades da Serra Gaúcha, colaboraram com a segurança pública concomitantemente com seus estudos, e já deram mostra da sua capacidade profissional, sendo inclusive elogiados por sua atuação nesta missão, permitindo-nos antever que prestarão relevantes serviços à comunidade”, ressalta o comandante do 3º BPAT, major Álvaro Martinelli.

O Curso Superior de Tecnologia em Aplicação de Polícia Militar, instituído como atividade de formação para ingresso na carreira de Nível Médio da Brigada Militar, em consonância com a matriz curricular nacional, tem como objetivo preparar os soldados para o exercício das atividades de Polícia Ostensiva. A qualificação teve início em 12 de novembro de 2018, com 1.675 horas-aulas, englobando conhecimentos específicos da atividade policial-militar, disciplinas de Direito Penal, Direito Penal Militar, Processo Penal Militar, Sociologia da violência, uso da força e da arma de fogo, decisão de tiro, defesa pessoal, medicina legal, policiamento ostensivo, entre outros.

Além disso, os formandos, nos meses de março e abril, realizaram o Estágio Operacional Supervisionado, atuando em apoio aos Comandos Regionais de Polícia Ostensiva da Serra, compondo efetivos de apoio à Festa da Uva, FIMMA, 140ª edição da Romaria de Nossa Senhora de Caravaggio, 29ª ExpoBento e 16ª Fenavinho, entre outros eventos especiais que ocorreram no período.

Fotos: KVA Formaturas/Divulgação - Fonte: