×SegurançaGeralViver BemCasa e DecoraçãoCucina NBModa e EstiloVeículosQuem somosEsporteSeu PetFotosViagensTecnologiaVídeos

Centro de Treinamento de Bombeiros se torna realidade

Empreendimento foi construído com recursos do Fumrebom e deve se tornar referência em qualificação de militares

18/06/2016 12:24

Com a presença da cúpula do Corpo de Bombeiros e da Brigada Militar, além de várias autoridades e a comunidade em geral, foi inaugurado na tarde desta quinta-feira, 16, o novo Centro de Treinamento do Corpo de Bombeiros Militar. A solenidade de entrega ocorreu na sede da nova unidade, na Rua José Manfredini, 405, no bairro Salgado.

O espaço destina-se ao aprimoramento técnico-profissional do Corpo de Bombeiros Militares do município e também poderá ser utilizado por profissionais de outros municípios. A estrutura possui 420 m² e está inserida em uma área total de 4 mil metros. O terreno pertence ao Estado e a obra demorou mais de um ano para ficar pronta. O comandante da guarnição bento-gonçalvense, capitão Sandro Carlos Gonçalves da Silva era só sorrisos com a concretização de um sonho de todos os seus comandados. "Tivemos que lutar muito para conquistar este espaço. Todos, desde o soldado raso até os oficiais se doaram muito para ver este centro de treinamento erguido. Agradeço a todos que, de uma forma ou de outra, contribuíram para que tenhamos um centro de referência nacional em treinamentos", concluiu o capitão.

A estrutura de ensino conta com salas de aula, alojamento e banheiros, refeitório, vestiários e garagem, tendo capacidade para hospedar 40 pessoas. O empreendimento dispõe ainda de um canil com capacidade para seis cães, que realizam busca e resgate em área rural e urbana. O Centro abriga, ainda, uma torre de treinamento de salvamento em altura e um espaço para prática de combate ao fogo. Também, a casa de fumaça disponível para orientar a comunidade sobre como agir em incêndios em locais fechado, além de túneis subterrâneos para treinamento de salvamento em espaço confinado.

 A obra foi custeada com os recursos oriundos do Fundo Municipal de Reequipamento dos Bombeiros (FUMREBOM), totalizando um investimento de R$ 756.884,18. O prefeito Guilherme Pasin comemorou a entrega do empreendimento, afirmando que ele foi erguido graças à contribuição da comunidade bento-gonçalvense. "Não podemos fazer tudo na área da segurança, mas o Corpo de Bombeiros de Bento Gonçalves tem o apoio incondicional de sua comunidade e é, com certeza, uma referência para o todo o país, como modelo de organização de equipe, aquisição de equipamentos e gestão de recursos", destacou o prefeito.

Fotos: MARCELO DARGELIO - Fonte: Marcelo Dargelio