×SegurançaGeralViver BemCasa e DecoraçãoComer e BeberModa e EstiloVeículosQuem somosEsporteSeu PetRegiãoViagensTecnologiaEmpresas e EntidadesBairrosCulturaVídeos

DPPA de Bento Gonçalves registra aumento de casos de Maria da Penha

Delegacia de Pronto Atendimento registrou oito casos em apenas 48 horas. Um homem foi preso nesta terça-feira, 31 de março.

31/03/2020 10:56

A Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA) registrou oito casos de violência contra a mulher em apenas 48 horas. Entre os casos, agressões até entre idosos foram registradas. Um homem foi preso nesta terça-feira, 31 de março.

De acordo com o delegado Álvaro Becker, titular da 2ª Delegacia de Polícia, e delegado plantonista do último fim de semana, de sexta a domingo foram oito casos de violência contra a mulher. Em 40% dos registros, foi confirmada a violação da medida protetiva, ordem judicial que impede a aproximação do marido ao local onde está a mulher.

O delegado revela que nestes casos de reincidência, a mulher recebe o marido novamente, mesmo descumprindo a ordem judicial, acreditando que dando uma segunda chance ao companheiro a agressão não aconteceria de novo. Becker destaca que não é fácil para essas vítimas manterem a distância de seus companheiros pois, em muitos casos, são muitos anos de convivência e o marido jura que não irá fazer mais. "Esses agressores chegam para as mulheres que nem cordeirinhos, pedindo desculpas e dizendo que a agressão não vai se repetir. Elas acabam dando uma chance e apanhando de novo na primeira discussão", resume o delegado.

Entre os registros do fim de semana, o delegado Álvaro Becker recebeu uma ocorrência de agressão acontecida entre idosos. O delegado acredita que o momento de isolamento social está deixando as pessoas naturalmente mais estressadas e os idosos, que são o grupo de risco, mais ainda. "A paciência das pessoas está cada vez mais curta e os idosos, que muitas vezes são orientados a não sair de casa, ficam mais nervosos e agressivos, principalmente com a repreensão das esposas", alertou o delegado.

Na manhã desta terça-feira, 31 de março, um homem foi preso tentando agredir a ex-companheira. A prisão ocorreu por volta das 10h35min,  no bairro São Roque, após informações recebidas por meio do telefone de emergência (190) que um homem estava em frente ao endereço tentando adentrar uma residência. Guarnições da Brigada Militar deslocaram até o referido endereço e realizaram a prisão em flagrante do indivíduo que descumpria ordem judicial. A Brigada Militar alerta que os casos de violência doméstica devem ser denunciados através do Disque-Denúncia (180) ou em casos de emergência (190).

Álvaro Becker sugere que as pessoas tentem realizar atividades, mesmo dentro de casa. Olhar filmes e algum programa na televisão pode ajudar. Jogar alguns jogos que estão ao alcance, como jogo de cartas, dominó,  dama e xadrez também auxiliam a passar o tempo. "É preciso que todos se ajudem neste momento de crise. O confronto e a discussão entre os mais próximos neste momento é constante, mas, dentro do possível, tem que ser evitados, para que não sejam transformados em agressão", resumiu o delegado. 

Fotos: Divulgação - Fonte: NB Notícias