×SegurançaGeralViver BemCasa e DecoraçãoComer e BeberModa e EstiloVeículosQuem somosEsporteSeu PetRegiãoViagensTecnologiaVídeosEmpresas e EntidadesBairrosCultura

Coronavírus e pets: dúvidas sobre os cuidados com animais de estimação

OMS diz que, apesar de caso de cachorro infectado em Hong Kong, não há evidência de que pets fiquem doentes ou transmitam o vírus. Mesmo assim, tutores com a Covid-19 devem evitar contato com animais; entenda.

16/03/2020 11:36

A Organização Mundial da Saúde (OMS) está monitorando pesquisas sobre a relação entre animais de estimação e a Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus. Há registro de um cachorro com um nível fraco de infecção em Hong Kong, mas o órgão diz que, até o momento, não há evidência significativa de que pets possam ficar doentes ou transmitir o vírus.

Mesmo assim, a recomendação das autoridades de saúde é que pessoas infectadas limitem o contato com seus cães e gatos. Além disso, cuidados básicos de higiene devem ser seguidos pelos humanos ao manusear animais.

Resultado de imagem para coronaviris epts

Veja perguntas e respostas sobre pets e o coronavírus:

Pets podem ficar doentes ou transmitir o vírus?

A OMS diz que, até o momento, não há evidência significativa de que animais de estimação possam ficar doentes ou transmitir a Covid-19.

Estudos continuam sendo realizados para entender como o organismo de diferentes animais podem reagir ao coronavírus. A organização monitora essas pesquisas.

Uma pessoa infectada pode manter contato com seu pet?

A orientação da Organização Mundial da Saúde Animal (OIE) é que pessoas que contraíram a Covid-19 evitem o contato próximo com seus animais de estimação, já que há informações ainda desconhecidas sobre o novo cornonavírus.

Caso não for possível, o tutor deve manter boas práticas de higiene ao cuidar do animal e usar uma máscara facial.

Quais são os cuidados de higiene recomendados?

Mesmo para humanos saudáveis, as autoridades de saúde recomendam medidas básicas de higiene ao manusear e cuidar de animais - em todas as situações, não só durante a pandemia de coronavírus.

Isso inclui lavar as mãos antes e depois de tocar nos animais, alimentos, suas fezes ou urina. Além disso, o tutor deve evitar beijar, lamber ou compartilhar alimentos com seus pets.

Quais cuidados tomar durante passeios?

A orientação de veterinários é que, para passeios com animais de estimação, locais com aglomerações, como parques lotados, por exemplo, sejam evitados. O ideal é que o contato entre tutores seja o menor possível para evitar a transmissão do vírus entre humanos.

Há casos conhecidos de Covid-19 em animais?

Há apenas um registro conhecido de um cão que testou positivo para Covid-19 após ter contato com seus donos doentes em Hong Kong.

Segundo a OIE, o teste mostrou a presença de material genético do coronavírus, mas o animal não apresentava sinais clínicos da doença.

Autoridades dizem que esse caso não é suficiente para afirmar que cachorros - ou outros animais de estimação - fiquem doentes ou tenham papel significativo na disseminação do vírus.

Importante é sempre manter os cuidados com a higiene conforme as orientações!

Resultado de imagem para orientações de higiene conta coronavirus prefeitura ento gonçalves
 Imagem; Secretária da Saúde Bento Gonçalves 

Fotos: Divulgação - Fonte: Divulgação